Aumento de juros é retrocesso na política econômica, diz deputado 

O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara Federal, criticou a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, anunciada na véspera do feriado de Corpus Christi, de elevar a taxa básica de juros da economia em 0,5 ponto percentual, para o nível mais alto em seis anos.  

Aumento de juros é retrocesso na política econômica, diz deputado

Para o deputado, a decisão é "mais um retrocesso” na luta da sociedade por juros mais baixos e por melhores condições para geração de emprego, renda e desenvolvimento.

“Lamentamos mais essa elevação da taxa de juros – essa medida ineficaz e conservadora da equipe econômica, porque a luta da sociedade brasileira, de quem quer mais avanço, desenvolvimento, emprego e renda, é por juros mais baixos, por incentivo à produção e não à especulação financeira, que é o que acontece quando os juros sobem”, afirma Chico Lopes.

“O aumento na taxa Selic reflete também em uma elevação ainda maior dos juros reais ao consumidor, cobrados pelos bancos, pelas lojas, no crédito do mercado imobiliário, de carros, enfim, em vários segmentos", aponta.

"Quem é investidor fica mais inclinado a se manter no mercado financeiro aproveitando a alta dos juros, e não investindo na produção", enfatiza o deputado, para quem é preciso mais investimentos, mais obras de infraestrutura, para fazer a economia crescer, gerar emprego, valorizar as empresas brasileiras, com juros mais baixos.