Festival de Música quer valorizar músicos do interior

Os cantores, compositores e instrumentistas do estado do Rio de Janeiro têm até 17 de julho para se inscreverem no Festival de Música Rádios MEC e Nacional. A competição receberá inscrições nas categorias: melhor canção, melhor música instrumental, melhor intérprete vocal e lança uma categoria específica para música clássica, que marca a participação da Rádio MEC FM, pela primeira vez, no festival. Também será premiada a música mais votada pela internet.

festival - Agência Brasil

“Essa é uma rádio [MEC FM] que tem uma história com a música clássica no Brasil e vê no festival a possibilidade de trazer um público mais jovem que curte música, que faz música para as emissoras”, disse o coordenador da rádio, Thiago Regotto. “Como rádios públicas [da Empresa Brasil de Comunicação, EBC], temos que estar abertos e o festival proporciona isso.”

Para se inscrever, o autor deve morar há, pelo menos, dois anos no Rio de Janeiro e apresentar composições inéditas, em português, no caso das canções, que não tenham sido veiculadas, nem em plataforma web. O material pode ser entregue em CDs na sede das emissoras, no centro do Rio, ou pelos Correios. A premiação vai incluir, além de troféus e certificados, a divulgação do trabalho musical dos vencedores, nas próprias emissoras, durante um ano.

Na quinta edição, segundo o coordenador da MEC FM, o festival também busca a participação de músicos do interior, que são alcançados principalmente pelas rádios MEC AM e Nacional do Rio de Janeiro, nas frequências 800 e 1130 kHz. “Não queremos fazer um festival de música só da cidade do Rio de Janeiro ou da região metropolitana. Queremos que pessoas [de cidades] da Baixada [Fluminense], de Itaperuna ou Cabo Frio, por exemplo, se inscrevam.”

A seleção dos finalistas será feita por uma equipe de jurados composta por músicos consagrados, em duas etapas. De agosto a novembro, as músicas finalistas irão ao ar nas emissoras e os grandes vencedores serão conhecidos em novembro, no Teatro Carlos Gomes. O edital completo está disponível no site Festival de Música Rádios MEC e Nacional .