Uruguai pede ingresso na Comunidade de Países de Língua Portuguesa

O Uruguai reiterou seu interesse em ingressar como observador na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), dadas as influências desse idioma na história e identidade do país.

Bandeira do Uruguai - Reprodução

Um comunicado da chancelaria aponta também a afinidade do Uruguai com os objetivos e princípios orientadores da CPLP.

A proposta foi feita durante uma visita de trabalho do secretário de Estado de Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Luis Campos Ferreira ao Uruguai.

Entre suas atividades, Campos Ferreira dialogou com o vice-chanceler uruguaio, José Luis Cancela, com quem examinou o fortalecimento da agenda bilateral.

O vice-chanceler Cancela agradeceu o apoio de Portugal à candidatura uruguaia como membro não permanente ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Ambos analisaram, também, os fluxos de comércio e investimentos, a cooperação triangular e a importância do relacionamento com o continente africano, bem como o cenário econômico internacional.

Campos Ferreira e Cancela abarcaram ainda a agenda global de paz e segurança e o estado da agenda relativa aos direitos humanos.

Uma delegação de empresários portugueses, do Instituto para a Promoção e o Desenvolvimento para América Latina, visitou recentemente Uruguai.