Chico Lopes destaca reajuste salarial de 13% de professores cearenses

Na contramão do discurso de crise e dificuldades orçamentárias, os professores da rede pública estadual do Ceará deverão conquistar em breve reajuste de 13% em seus vencimentos. A medida foi destacada na última terça-feira (02/06), na Câmara dos Deputados, em Brasília, em pronunciamento realizado pelo deputado federal Chico Lopes (PCdoB), autor da emenda à lei do piso nacional do magistério que garante aos professores direito a um terço da carga horária para atividades extrassala.

O deputado ressaltou que, enquanto os professores enfrentam dificuldades em estados como São Paulo e chegam a sofrer violência policial em manifestações no Paraná, no Ceará o governador Camilo Santana demonstra na prática compromisso com a valorização das categorias. “O Governo do Estado do Ceará tem mostrado atenção à valorização do professor, do aluno e da qualidade da educação. Enquanto o estado do Paraná vira manchete internacional por bárbaros atos de violência cometidos contra professores, o Ceará demonstra consciência do valor dessa categoria e da importância estratégica de valorizá-la e melhorar suas condições de vida e trabalho”, destacou Chico Lopes.

“Parabenizamos o governador Camilo Santana pela firmeza com que abraçou esta causa, fazendo com que, em um ano em que muitos falam de dificuldades, crise, contingenciamento, o Ceará cumpra o compromisso social de valorizar os professores. Indo na contramão do discurso alarmista que muitos insistem em repetir, o Estado do Ceará está apostando na qualidade, no desenvolvimento, no investimento no social, na melhoria da educação, sabendo que o reajuste salarial que está sendo concedido aos professores retorna também na forma de movimentação econômica, aquecendo o mercado e ajudando o Estado como um todo”, acrescentou Chico Lopes.

O parlamentar destacou que o governador Camilo Santana compareceu à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, para pedir aos deputados autorização para um reajuste salarial de 13% para os professores. “O percentual faz jus ao cálculo estabelecido pela lei do piso salarial nacional do magistério, que o Estado do Ceará cumpre integralmente – inclusive com um terço da carga horária para atividades fora da sala de aula, como planejamento, preparação de aulas, correção de provas, qualificação do professor”, enfatizou Lopes.

Professores: vitória do diálogo

O deputado Chico Lopes também parabenizou os 49 mil professores da rede pública estadual cearense e os representantes da categoria, pelo sucesso do diálogo com o Governo do Estado, em prol de conquistas para a categoria.

“O reajuste de 13% será mais uma importante conquista dos professores cearenses, viabilizada por intermédio da sensibilidade do Governo do Estado e também da presença permanente das representações sindicais da categoria, como o Sindicato APEOC, o qual queremos parabenizar”, ressalta. “Parabéns aos sindicatos e a todos os docentes, estudantes e pais de estudantes, por essas conquistas expressivas. Parabéns também ao secretário de Educação, Maurício Holanda, e à vice-governadora Izolda Cela, militante dessa área. Essa é uma grande vitória para a educação do Ceará”.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)