Troféu Brasil de Saltos Ornamentais define vagas para pan-americano

A terceira e última seletiva do Troféu Brasil de Saltos Ornamentais ocorreu neste domingo (31), no Centro de Excelência da Universidade de Brasília (UnB). A seletiva definiu pelo menos algumas das vagas brasileiras nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (Canadá) e no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan (Rússia).

Saltos ornamentais - Reprodução

Hugo Parisi, 30 anos, vencedor da prova individual de plataforma, foi um dos classificados e deve representar o Brasil nas duas competições. Há 24 anos treinando nos saltos ornamentais, o atleta já passou por três olimpíadas e dois jogos pan-americanos. “A admiração do público pelo esporte vem crescendo. Depois que o Brasil foi eleito para sediar os Jogos Olímpicos, as pessoas estão com um olhar mais sincero, entendendo mais e prestigiando cada vez mais”.

Ingrid Oliveira, 19 anos, também garantiu uma vaga na equipe que vai representar o país nas duas competições. A atleta chegou a investir na carreira de ginasta por três anos, mas preferiu apostar nos saltos ornamentais. Vencedora das provas plataforma individual e sincronizado dupla, ela garante que a expectativa é boa para a sua primeira participação em um pan-americano. “Vou ter de fazer um salto novo pra ficar com a série como a das meninas lá fora. Quero treinar bastante esse salto pra poder disputar com elas”.

O supervisor de Saltos Ornamentais da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Ricardo Moreira, lembrou que o Troféu Brasil de Saltos Ornamentais é a competição mais importante do calendário oficial de saltos ornamentais. A definição da lista completa de atletas brasileiros que vão competir nos jogos pan-americanos e no mundial, segundo ele, deve sair até esta segunda-feira (1º).