Circuito Cultura Viva movimenta a capital gaúcha

A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura inicia mais uma rodada de articulações junto aos Pontos de Cultura e entidades culturais. Desta vez, o Circuito Cultura Viva desembarca no Rio Grande do Sul, o primeiro estado do país a aprovar a Lei Cultura Viva em âmbito estadual. Em Porto Alegre, o Circuito participa de reunião da Comissão dos Pontos de Cultura do estado e também visita o Terreiro Fuxico, na região metropolitana da capital gaúcha.

Tradição Gaúcha - Magda Rabie

O diretor de Cidadania e Diversidade Alexandre Santini, participa neste sábado (30) e domingo (31) em Porto Alegre, do encontro preparatório do primeiro Seminário Cultura Viva, que acontecerá no dia 20 de junho deste ano na capital gaúcha. O encontro que reunirá ponteiros, gestores e coletivos culturais também tem o objetivo de qualificar, atualizar e promover um maior entendimento das legislações culturais, em especial, a Lei Cultura Viva.
 
Fazedores de cultura das regiões da Serra, Metropolitana e de Fronteiras são esperados para o encontro. O encontro acontece na sede do Ponto de Cultura Solar do IAB, localizado na Rua General Canabarro, número 363, em Porto Alegre.
 
O Circuito Cultura Viva também integra em sua programação a visita técnica ao Fuxico de Terreiro, espaço cultural de Alvorada. A ação que faz parte do calendário do Prêmio de Culturas Afro Brasileiras, realizado em uma parceria entre a secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural e a Fundação Cultural Palmares. Na oportunidade, a coordenadora de comunicação da secretaria, Fernanda Quevedo, apresentará os editais com lançamento previsto para o segundo semestre e também fará uma roda de conversa acerca do Cadastro Nacional de Pontos de Cultura.
 
Circuito Cultura Viva
 
O Circuito Cultura Viva é um percurso de participação social da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural para ouvir demandas de redes culturais diversas e estimular o princípio de cogestão das políticas culturais desenvolvidas pelo Ministério da Cultura.