MSF pedem debate na Câmara sobre ajuda humanitária 

Representantes da Organização Internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) estiveram na Comissão de Relações exteriores da Câmara, esta semana, para conversar com a presidenta do colegiado, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), sobre a realização de um seminário sobre cooperação humanitária.  

MSF pedem debate na Câmara sobre ajuda humanitária - MSF

Susana de Deus, diretora-geral do MSF no Brasil, e Renata Reis, relações institucionais da organização, explicaram que o interesse em fazer o evento – previsto para outubro – na Câmara dos Deputados, vem “do histórico de cooperação humanitária brasileira e solidariedade com povos que estejam vivendo crises humanitárias”.

Para Susana, é importante provocar uma discussão com a sociedade sobre o que se pode fazer com a cooperação humanitária, uma vez que, embora ocorra de forma regular, estas ações não possuem uma regulamentação legal.

Jô Moraes falou sobre o reconhecimento internacional da organização, pela seriedade do seu trabalho e importância de suas ações no mundo. Para ela, “a realização deste seminário pode motivar a que este debate assuma a dimensão pública, política e legal que elevem a atuação do Brasil a um patamar superior.”

A presidenta da Comissão destacou que tanto as missões de paz com componente humanitário, como o Haiti e o Líbano, assim como as demais, trazem esta responsabilidade positiva para o país.