Professores cearenses aderem ao Dia Nacional de Paralisação

O Dia Nacional de Paralisação será nesta sexta-feira (29/05), organizado por diversas entidades em defesa da democracia, dos direitos sociais e contra as terceirizações.

Em Fortaleza, a concentração será a partir das 8h, nos Jardins da Reitoria da UFC (Benfica), com a presença de diversas entidades e movimentos sociais. Na programação, debates sobre o PL da Terceirização, contra as Medidas Provisórias 664 e 665 e o ajuste fiscal e em defesa dos direitos sociais e da democracia. Também haverá ato em frente à CONTAX, na Av. Borges de Melo, próximo à Rodoviária Engenheiro João Tomé. No interior, as manifestações acontecerão em Juazeiro do Norte, às 8h, Praça da Pefeitura; e em Caucaia, às 9h, naPraça da Igreja Matriz.

A data também foi incluída no calendário de lutas do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais como forma de pressionar o Governo Federal contra o pacote de ajuste fiscal que penaliza a classe trabalhadora e fortalecer a mobilização dos servidores públicos federais na Campanha Salarial de 2015.

O dia de paralisação acontece em meio à deflagração de greves em várias universidades. Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), os professores das Instituições Federais de Ensino (IFEs) irão deflagrar greve a partir desta quinta-feira (28). A decisão foi tomada no sábado (16), durante reunião do Setor das IFEs do ANDES-SN, em Brasília (DF), com base nas deliberações das assembleias gerais realizadas por todo o país nas seções sindicais do Sindicato Nacional.

A categoria defende a unificação das ações nos diversos cantos do país, sob o comando das entidades gerais de âmbito nacional, representativas dos trabalhadores da educação, conclamando a toda a sociedade, em especial os professores e demais profissionais da educação, o envolvimento e participação nos atos previstos para os dias 28 e 29 de maio.

De Fortaleza,
Carolina Campos