Carlos Felipe enaltece abertura de diálogo do Governo com professores

O deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB) elogiou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da última quarta-feira (27/05), a iniciativa do Governo do Estado em abrir diálogo com o sindicato que representa os professores da rede pública para ouvir as reivindicações da categoria.

O parlamentar lembrou que, em vários estados, os professores estão em greve, e não há canais de diálogo com os governos. “No Ceará, o governador está negociando, mostrando que é democrático e ouve as reivindicações das categorias. Ao mesmo tempo, demonstra que está melhor organizado financeiramente do que as demais unidades da federação”, avaliou.

Carlos Felipe também destacou o projeto Governo Itinerante, que visitará Crateús, nesta sexta-feira (29/05), e Camocim, no próximo sábado (30/05). O deputado salientou que a iniciativa amplia o diálogo e aproxima o Executivo da população. “O Governo estará ouvindo a população, conhecendo os seus problemas, para que, assim, sejam criadas soluções”, afirmou.

Entre as queixas dos moradores da região, Carlos Felipe adiantou que o problema da segurança pública, pois Crateús está localizada numa região limítrofe. “Será instalado um Batalhão de Divisas, com sete companhias, e também teremos quatro equipes do Raio”, destacou. Outro assunto que deve ser citado pela população é a questão do transporte escolar, pois, segundo o deputado, os repasses federais e estaduais são insuficientes para atender a demanda em municípios de maior porte.

Também está prevista a visita do governador Camilo Santana à Maternidade Escola do local, “onde as parturientes são recebidas em estruturas com ar-condicionado, com diferenciação de risco e saem de lá extremamente felizes”. Carlos Felipe informou que a unidade realiza mais de 200 partos por mês.

A escassez de água no Ceará também foi abordada pelo parlamentar. Na avaliação dele, esse será um dos principais problemas a serem enfrentados pelo Estado no segundo semestre. Com a diminuição do nível dos açudes, o parlamentar defendeu a perfuração de poços profundos para garantir o abastecimento de água.

O deputado Odilon Aguiar (Pros), em aparte, disse que irá acompanhar a visita do governador. Ele avaliou que a iniciativa “será muito importante para a região”. Ele considerou que há diversas ações já programadas para combater a seca naquela região, como a construção da adutora ligando o açude Jaburu ao Barra Velha, com orçamento de R$ 7 milhões.

Já o deputado Sérgio Aguiar (Pros) salientou que a visita do governador aos municípios objetiva aproximar ainda mais o Governo do Estado da sociedade. “São muitas vezes problemas cotidianos, que passam despercebidos das autoridades, e essas visitas irão proporcionar um contato direto com as reivindicações da população”, comentou.

Áudio

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa