China pede que os EUA parem com as provocações

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (27), em Pequim, a porta-voz da chancelaria chinesa, Hua Chunying, declarou que a rota realizada por um avião militar norte-americano poderia facilmente ter provocado um incidente diplomático. 

Hua Chunying

Dias atrás, o porta-voz do Departamento de Defesa norte-americano reafirmou que os EUA irão continuar as ações de reconhecimento nas ilhas Nansha da China, para defender a liberdade de navegação e voo internacional. Por conta disso, a China deseja que os EUA parem com as palavras e os atos irresponsáveis.

"Não queremos que a liberdade de navegação se torne um pretexto para prejudicar o direito legítimo e a segurança de navegação. Desejamos que os EUA sejam responsáveis, racionais e parem com as provocações, para assim, defender verdadeiramente a paz e estabilidade no Mar do Sul da China," disse Hua Chunying.

Na mesma ocasião, Hua falou também sobre a construção da China nas ilhas Nansha. "A tensão atual no Mar do Sul da China não tem relação com a construção chinesa na região. A obra é legítima, razoável e corresponde à realidade do país. A fonte de disputa de Nansha se deu porque alguns países ocuparam ilegalmente as ilhas, e assim, desafiaram a soberania das ilhas Nansha e a questão de direitos marítimos nas proximidades”, concluiu a porta-voz chinesa.

Fonte: Rádio China Internacional