Assembleia Legislativa cria frente em Defesa da Petrobras

A Frente Parlamentar tem a adesão de 35 deputados de 13 partidos e foi proposta pela bancada do Partido Comunista do Brasil, composta pelos deputados Leci Brandão e Átila Jacomussi. O ato de lançamento da Frente será no dia 03 de junho, quarta-feira, às 10 horas, no plenário Paulo Kobayashi.

A Frente, presidida pela deputada Leci Brandão, vai acompanhar e propor políticas e ações que objetivem a defesa dos interesses da Petrobras e o seu fortalecimento como empresa nacional e instrumento de desenvolvimento do Brasil. Entre as ações a serem realizadas pela frente estão a promoção de debates, simpósios, seminários, audiências públicas e outras ações pertinentes ao tema, com a participação de prefeituras paulistas, setores da cadeia produtiva ligados ao setor de óleo e gás e diversos segmentos da sociedade civil como sindicatos, associações e organizações não governamentais.

Além disso, a Frente vai acompanhar a destinação dos royalties do petróleo e o Fundo Social do Pré-Sal para Educação e Cultura, Saúde e Esporte. Estes recursos, garantidos por Lei, vão proporcionar um aumento significativo do investimento do país nestas áreas. A lei que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em setembro de 2013. O texto prevê que 50% do Fundo Social do Pré-Sal também deve contemplar as áreas de educação e saúde.

O ex-presidente da Agência Nacional de Petróleo, Haroldo Lima, e os prefeitos Carlinhos Almeida (São José dos Campos), Jonas Donizete (Campinas) e Marcia Rosa (Cubatão) deverão comparecer à cerimônia de lançamento.

“A Petrobras é uma empresa estratégica para o desenvolvimento do nosso país e para o bem do povo brasileiro, por isso é fundamental defender esse patrimônio”, afirma a deputada Leci Brandão.

Petrobras

Um dos maiores patrimônios do país e a mais importante companhia do mundo em investimento de prospecção de petróleo e gás, a Petrobras é responsável por investimentos e geração de empregos em todo o país e, especificamente, no Estado de São Paulo, com forte impacto em várias cidades paulistas, sobretudo as que desenvolvem atividades econômicas no setor petroquímico como Barueri, Mauá, São Sebastião, Paulínia, Mogi das Cruzes, Guararema e São Caetano do Sul.

O valor de mercado da Petrobrás é hoje de 110 bilhões de dólares, apesar dos ataques especulativos. O crescente sucesso operacional traduz a realidade de uma empresa capaz de enfrentar e superar seus problemas.

A participação do setor de Óleo e Gás no PIB do País é de 13%. A indústria naval brasileira emprega hoje 80 mil trabalhadores. Além dos trabalhadores da Petrobrás, o setor de Óleo e Gás emprega mais de 1milhão de pessoas no Brasil. Além disso, nos laboratórios da Petrobras se produz nosso mais avançado conhecimento científico e tecnológico. Os royalties do petróleo e o Fundo Social do Pré-Sal proporcionam aumento significativo do investimento em Educação, Cultura, Esporte e Saúde.

Por Assessoria Deputada Leci Brandão