A UNE vai realizar o maior congresso dos últimos tempos

Desde a reforma eleitoral da UNE em 2006, este 54º Congresso, que será realizado em Goiânia entre os dias 3 e 7 de junho será o maior. O processo de mobilização atingiu 98% das universidades brasileiras e quase 7 mil delegados foram eleitos.

Delegados do congresso da UNE - UNE

As eleições para a escolha dos delegados, que são realizadas de forma direta, com voto em urna, foram realizadas em quase todas as entidades de ensino superior do Brasil e mais de 2 milhões de estudantes participaram do processo eleitoral que resultou em quase 7 mil delegados.

O delegado é o estudante que vai ao congresso representando os outros estudantes, ele tem direito ao voto que decide os rumos do movimento estudantil brasileiro pelos próximos dois anos. Alunos observadores também podem participar das atividades do congresso, entre elas, shows, debates, sessões de cinema, mesas redondas e oficinas, mas só os delegados votam durante a plenária final.
“Este é o maior Congresso da UNE desde a reforma eleitoral da entidade realizada em 2006.

Conseguimos chegar a quase 100% das universidades brasileiras, sendo que em muitos estados atingimos a totalidade das instituições. A mobilização estudantil é crescente, sobretudo depois das jornadas de junho de 2013. E é justamente em processos extremamente democráticos como o Congresso da UNE que a entidade cumpre o seu papel histórico de organizar a indignação juvenil”, destacou o diretor da UNE, Ivo Braga.