Fórum parlamentar do Brics, em Moscou, discutirá segurança e economia

O primeiro fórum parlamentar do Brics a ser realizado em junho, em Moscou, servirá para discutir questões de segurança internacional, desenvolvimento econômico e a criação de uma dimensão parlamentar dos países do Brics. Quem afirma é o vice-chefe do departamento de relações públicas da Duma estatal, Iúri Chuvalov.

Câmara cria grupo parlamentar entre Brasil e países do Brics

O fórum será realizado no dia 8 de junho no âmbito da presidência russa do grupo Brics, um mês antes da reunião de cúpula entre chefes de Estado da associação, na cidade russa de Ufá, na Região de Bascortostão.

"A sessão plenária será composta de duas partes. A primeira parte será dedicada às questões da ordem mundial, segurança internacional, desenvolvimento econômico, políticas anti-crise e estabilidade do desenvolvimento planetário. Já a segunda parte será dedicada ao desenvolvimento e estabelecimento de uma associação de integração do Brics e suas perspectivas de sua dimensão parlamentar", disse Chuvalov.

Além disso, de acordo com ele, estão planejadas reuniões bilaterais entre chefes dos parlamentos no âmbito do fórum. Espera-se também a participação de embaixadores dos países membros do grupo.

"Esta é a primeira reunião desse tipo na história (o fórum parlamentar Brics), embora a iniciativa já exista há alguns anos, sendo o Brasil o país que criou a proposta deste fórum, mas, por várias razões, ainda não foi realizada", disse Chuvalov.

Segundo ele, as propostas surgidas no fórum podem se tornar permanentes, em particular, com a utilização de novas tecnologias. “Nós vamos sugerir a criação de um sistema online, acompanhando as atividades dos parlamentos e sua cooperação pela Internet”, acrescentou.

Fonte: Agência Sputnik