Goiás: Realizada Reunião Ampliada do Comitê Estadual

Neste sábado, dia 16, foi realizada a Reunião Ampliada do Comitê Estadual do PCdoB, no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, com a participação entusiasmada de mais de 320 militantes vindos de 53 municípios do estado.

Reunião Comitê Estadual PCdoB GO

A presidenta estadual do PCdoB, deputada Isaura Lemos, fez a abertura do evento, apresentando a proposta do projeto de resolução: “O Brasil vive um momento de crise econômica, política e institucional e o PCdoB apresenta a proposta de unir e mobilizar o povo brasileiro na luta pelo Brasil, pela democracia e desenvolvimento. Essa crise é reflexo do baixo crescimento mundial, com índice de 2,5%, há três anos seguidos, somado ao fortalecimento dos setores de direita e conservadores, com apoio da grande mídia, resulta em um ambiente de instabilidade, de perigo e incerteza”.

Isaura descreveu: “O perigo desse quadro político brasileiro fica constatado com a ameaça à democracia quando setores reacionários fazem campanha para destruir o PT, partido da presidenta Dilma, pretendendo criar uma situação de impeachment. A incerteza se dá porque não sabemos o desfecho dessa crise, conquistamos o governo, mas parte da máquina estatal trabalha contra o governo. A apuração dos fatos de corrupção na Petrobrás, que teria que ser feita em sigilo, realizada pelo Ministério Público Federal, faz um processo seletivo de denúncias articulados com a mídia.”

A deputada Isaura também disse que o PCdoB tem cumprido importante papel, na base de apoio ao governo Dilma. Embora não concorde com todos os pontos do ajuste fiscal, nesse momento, constata que o que está em jogo é o conflito de interesses entre os que apoiam as medidas que contribuem com a governabilidade e aqueles que foram derrotados em 2014, desejam retomar o poder e representam os interesses do capital rentista.

Em seguida, o secretário de Formação do PC do B de Goiás, Euler Ivo, apresentou o quadro da conjuntura política estadual e a necessidade dos comitês municipais do PCdoB se prepararem para as eleições de 2016, que, possivelmente, não contarão com coligações proporcionais. Denunciou o caráter antidemocrático da proposta de reforma política apresentada no Congresso e a necessidade de lutar por uma reforma política que amplia a democracia.

Euler também anunciou a decisão da Direção Nacional de renovar a presidência do partido, apresentando o nome da camarada Luciana Santos, combativa deputada federal pelo Pernambuco, que tem dado grande contribuição nacional por ter tido rica experiência administrativa como prefeita de Olinda por dois mandatos e atual vice-presidenta do PCdoB. Elogiou a condução política dada ao partido pelo camarada Renato Rabelo, atual presidente, que, com certeza, continuará contribuindo com os rumos políticos do nosso partido.

Depois disso, a palavra foi aberta a todos os militantes, quando dezenas usaram a palavra manifestando suas posições de acordo com a proposta apresentada e relataram fatos da realidade dos municípios os quais representam.

Na parte da tarde, a reunião, restrita aos membros do Comitê Estadual, elegeu os delegados para a 10ª Conferência Nacional do PCdoB, que será realizada nos dias 29, 30 e 31 de maio, em São Paulo. Foram eleitos: vereadora Tatiana Lemos, Bruno Pena, professor Alan Francisco, Elizangela Arantes, Euler Ivo e Fabrízio na suplência.

Veja as fotos do evento acessando este  link .