Hospitais universitários debatem adaptação a novo modelo de gestão 

A audiência pública realizada, na terça-feira (5), na Câmara dos Deputados, reuniu dirigentes de hospitais universitários que discutiram as principais dificuldades de adaptação ao novo modelo de gestão desses hospitais, instalado após a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

Hospitais universitários debatem adaptação a novo modelo de gestão - Agência Câmara

Proponente do evento, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) destacou a necessidade de reativar uma comissão interministerial a fim de agregar interesses dos ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia , Saúde e Planejamento e tratar de forma diferenciada o financiamento dessas instituições.

“Esses hospitais ainda passam por um processo de adaptação desse novo modelo de gestão com grandes dificuldades em relação a recursos. É necessário que o SUS readeque esse financiamento, garantindo esse ‘plus’ necessário para que os hospitais de ensino continuem a ser as grandes escolas e estruturas de pesquisas e inovação que o Brasil tem na construção dos seus profissionais de saúde”, argumentou Alice.

A presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue), Mônica Almeida Neri, relatou a sobrecarga atual dos hospitais universitários. Segundo ela, é um grande desafio garantir a qualidade da assistência do ensino e a realização de pesquisa quando se tem a capacidade instalada de equipe assistencial, leito, equipamentos e espaço físico para atender determinado número de pacientes e a instituição recebe um número quatro vezes maior.

A presidente da Abrahue falou ainda da necessidade de um plano de carreira do SUS para ajudar a fixar os profissionais nessas instituições.

O secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Gustavo Balbuino, falou dos avanços nas áreas da educação e da saúde nos últimos anos, destacando a importância de preservar o orçamento desses setores.

Trabalho de parceria

De acordo com a presidente da Ebserh, Jeanne Michel, a relação da empresa com as universidades tem sido de parceria e o trabalho conjunto tem trazido avanços em importantes questões.

Ela garantiu que o financiamento para os hospitais continua sendo o mesmo, a partir do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF).

Para a coordenadora-geral de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde, Cláudia Canabrava, a audiência levantou pontos importantes como a necessária reflexão da atual situação do SUS, já que os hospitais de ensino são responsáveis por 10% das internações do Sistema, e a importância de renovar compromissos com essas instituições.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. Dep. Alice Portugal