Aliado de Cunha, Paulinho quer que Janot deponha na CPI

O deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP) leu nesta quinta-feira (7), requerimento encaminhado à CPI da Petrobras em que pede a convocação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Paulinho quer saber qual são os critérios do procurador para definir quais políticos seriam investigados por suspeita de envolvimento na Lava Jato.

Cunha e Paulinho

Certamente ele não está questionando o fato do nome do tucano Aécio Neves não constar na lista dos investigados, já que ele foi citado no esquema de Furnas. Paulinho, que é aliado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), um dos investigados na Operação Lava Jato, disse que Janot deveria explicar o critério adotado para definição dos políticos investigados.

O deputado afirmou também que haveria uma denúncia, feita supostamente por funcionários do Ministério Público, de que uma empresa de assessoria de imprensa estaria vazando informações das investigações. "Só porque é procurador-chefe não pode ser investigado?", insistiu Paulinho. O deputado quer que seu requerimento seja votado na próxima semana.

Membro da comissão, a deputada Eliziane Gama (PPS-MA) avisou que poderá entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a iniciativa por "constrangimento ilegal do procurador". "Não cabe a essa Casa ingerir em uma investigação em curso", declarou. O relator Luiz Sérgio (PT-RJ), o PT e o Psol também se colocaram contra o requerimento. "Isso depõe contra a CPI", argumentou Luiz Sérgio.

Desde a divulgação dos pedidos de investigação contra parlamentares envolvidos na Lava Jato, em março, Eduardo Cunha, um dos mencionados, faz críticas públicas à atuação de Janot. Cunha não conseguiu esconder o seu incômodo com a decisão do procurador-geral de pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) que dê continuidade ao inquérito sobre sua participação no esquema investigado pela Operação Lava Jato.

Além disso, o STF autorizou uma operação de busca e apreensão no gabinete do presidente da Câmara, atendendo ao pedido de Janot, o que aumentou a irritação de cunha e seus aliados.

Leia também:
Lava Jato: STF autoriza busca e apreensão no gabinete de Cunha

Do Portal Vermelho, com informações do Estadão