Grito da Terra é tema de reunião entre Contag e Ministérios

Para dar continuidade às negociações do 21° Grito da Terra, os diretores da Contag se reuniram, nesta terça-feira (5), com os ministros do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto. O objetivo do encontro, realizado no Palácio do Planalto, foi debater as principais necessidades para a realização do grande evento.

Reunião da Contag sobre o Grito da Terra com ministro - Albino Oliveira/MDA

“Estamos nos preparando para a devolutiva. O que queremos neste momento é que a Contag aponte as prioridades da pauta”, afirmou o ministro Miguel Rossetto. Entre os pontos discutidos foram destacados a assistência técnica, o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e a agroecologia.

Além desses tópicos, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, ressaltou a questão da reforma agrária. “A reforma agrária é uma grande prioridade para nós. Queremos assentar as famílias acampadas e fazer do meio rural um espaço de produção de alimentos saudáveis.”

A ação

O Grito da Terra é uma mobilização promovida pela Contag, com o apoio das Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags) e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs). O tema deste ano é ‘Desenvolvimento Rural Sustentável com Garantia de Direitos e Soberania Alimentar’.

Segundo o presidente da entidade, Alberto Broch, a pauta de solicitações corresponde a todas as políticas públicas voltadas para o campo. “A nossa pauta, já entregue à presidenta, é originária de um grande debate com os sindicatos e federações de todos os estados brasileiros e tem foco no desenvolvimento dos trabalhadores e trabalhadoras rurais”, disse.

Para ele, o Grito da Terra é um processo importante de garantia de direitos ao meio rural. “É uma negociação de políticas públicas com o Governo Federal. Foi dentro desse processo que se originou e, agora, consolidou o Plano Safra da Agricultura Familiar”, comentou.

O Grito da Terra será realizado de 18 a 22 de maio, em Brasília.

Festival da Juventude Rural

Aproveitando o encontro, a secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Contag, Mazé Morais, agradeceu o apoio do governo no 3° Festival da Juventude Rural, realizado de 27 a 30 de abril, em Brasília. “O festival teve um saldo muito positivo para nós.

Queremos reforçar os nossos agradecimentos aos esforços empenhados pelos ministros”, realçou a secretária.

Do Portal Vermelho, com MDA