Conselho Federal de Farmácia distribui “medicamento” no Congresso 

Pelo segundo ano consecutivo, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) comemora o Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, nesta terça-feira (5 de maio) com uma ação de orientação aos usuários de medicamentos. A atividade, organizada a partir da proposta da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), nas dependências do Congresso, em Brasília, consiste na distribuição de caixinhas com alerta sobre riscos da automedicação e pelo uso responsável de medicamentos.
 

Conselho Federal de Farmácia distribui “medicamento” no Congresso

Nos dois dias – nesta terça (5) e quarta (6) – também serão oferecidos, por farmacêuticos, serviços como aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar e, em especial, orientação quanto ao uso de medicamentos. O objetivo é orientar parlamentares, funcionários e visitantes da Câmara dos Deputados e do Senado sobre os riscos da automedicação.

Para chamar a atenção do público-alvo do evento, os profissionais de Farmácia estão distribuindo uma caixa de medicamento, que contém uma surpresa: em lugar do blister (nome da embalagem no formato de cartela) e da bula, foi inserido o convite para a ação e um alerta para quem está acostumado a utilizar medicamentos sem orientação e sem prescrição de profissional da saúde.

“Ninguém deve usar medicamentos sem orientação de um farmacêutico. Ele é o profissional da saúde que detém as informações sobre o medicamento, pois acompanha todo o ciclo de produção, do desenvolvimento das fórmulas até a dispensação (ato do farmacêutico de orientar e fornecer ao usuário medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos). E o mais importante é que seus serviços são acessíveis (estão disponíveis nas drogarias e farmácias), podendo ser amplamente utilizados pelo cidadão”, comenta Walter Jorge João, presidente do CFF.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações do CFF