Manifestantes comemoram indiciamento de policiais em Baltimore

Residentes da cidade americana de Baltimore, em Maryland, festejaram nesta sexta-feira (1º/5) o anúncio de que seis policiais foram indiciados por violência voluntária e pelo assassinato do jovem negro Freddie Gray, vítima de uma fratura na coluna vertebral após ser detido, por porte de canivete, em meados deste mês.

Manifestação em Baltimore

Ao comunicar sobre a decisão da justiça, a procuradora da cidade, Marilyn Mosby, disse que Gray, que faleceu no hospital há duas semanas, foi ferido em algum momento entre sua prisão e sua chegada à delegacia, e que, no meio desse trajeto, ele solicitou assistência médica por várias vezes, em vão.

O caso provocou revolta entre os moradores de Baltimore e de várias partes dos Estados Unidos nos últimos dias. Na cidade onde o rapaz foi morto, os protestos contra a polícia tomaram grandes proporções, sendo reprimidos com violência. Tentando controlar a situação, a prefeitura instaurou um toque de recolher no município, e as autoridades decidiram utilizar gases de pimenta e lacrimogêneo contra a população.

No entanto, nesta manhã, a notícia que veio dos tribunais parece ter devolvido certa tranquilidade aos habitantes da região. As agitações mais significativas pelas ruas da cidade nesta sexta-feira foram de pessoas satisfeitas com o comunicado da promotoria.

Todos os acusados, segundo a mídia americana, foram suspensos e detidos. Mas um dos advogados do grupo, Michael Davey, disse hoje que todos os policiais agiram de "forma correta" e "de acordo com seu treinamento", e que, em nenhum momento, eles "agrediram o rapaz".

Fonte: Agência Sputnik