Angela Merkel: viagem a Moscou é importante, apesar das divergências

A viagem a Moscou em 10 de maio é muito importante, apesar das atuais divergências com a Rússia, disse no sábado a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, em seu vídeo blog semanal no site do governo.

Angela Merkel

"Temos discordâncias muito profundas com a Rússia, incluindo sobre os acontecimentos na Ucrânia. No entanto, para mim é importante colocar em 10 de maio uma coroa de flores, juntamente com o presidente russo, no Túmulo do Soldado Desconhecido, para prestar homenagem aos milhões de vítimas que pesam na consciência da Alemanha na Segunda Guerra Mundial… É muito importante", disse Angela.

Anteriormente, foi relatado que Angela visitaria Moscou em 10 de Maio, um dia após os festejos oficiais do Dia da Vitória. Ela deverá se encontrar com o presidente russo Vladimir Putin durante um jantar de trabalho. Os temas das negociações ainda não são conhecidos.

A Rússia convida tradicionalmente representantes de países estrangeiros para assistir à parada do 9 de maio. Até o momento, 25 chefes de Estado já confirmaram a sua presença.

Porém, uma série de líderes, inclusive Barack Obama e David Cameron rejeitaram os convites devido à "tensão política". O presidente russo Vladimir Putin disse em sua recente conferência que ir ou não a Moscou para comemorar o Dia da Vitória é uma escolha individual de cada país.

Fonte: Agência Sputnik