1º de Maio: Ato reúne milhares de trabalhadores contra a terceirização

Milhares de trabalhadores participaram, na manhã desta sexta-feira, de grande manifestação pelo 1º de Maio em Fortaleza. Participantes como o deputado federal Chico Lopes, militantes e lideranças do PCdoB e associados e líderes sindicais filiados à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) estiveram na linha de frente, reforçando a luta contra o PL 4330, da terceirização e da precarização das relações de trabalho, e defendendo os direitos trabalhistas e a presidenta Dilma.

“Foi uma grande manifestação, uma das maiores do 1º de Maio nos últimos anos em Fortaleza, comprovando que os trabalhadores cearenses estão mobilizados contra essa onda conservadora no nosso País e contra a tentativa de liberar a terceirização para todas as áreas, o que seria extremamente prejudicial para os trabalhadores e para o Brasil”, destacou o deputado federal Chico Lopes, que votou contra o PL 4330 e segue reforçando a mobilização contra a proposta.

“Foi um ato público importante, mostrando a união dos trabalhadores contra o PL 4330, por nenhum direito trabalhista a menos e para que o Brasil continue caminhando no rumo certo, do avanço, das conquistas sociais, da democratização das oportunidades, da universidade ao alcance de todos, da inclusão social de 40 milhões de brasileiros, do novo País que surgiu nos últimos 12 anos com um projeto progressista e popular”, enfatizou Chico Lopes, complementando: “O trabalhador quer avançar, não andar pra trás”.

Chico Lopes também destacou seu novo projeto de lei, que objetiva garantir mais segurança para os trabalhadores de empresas financiadas com dinheiro público ou beneficiadas com isenção fiscal. O projeto estabelece que essas empresas se comprometem com a geração de novos empregos e com a manutenção dos postos de trabalho, além de impedir que empresas que tenham sido condenadas por assédio moral ou trabalho escravo tenham acesso a financiamentos com recursos públicos.

Milhares de trabalhadores nas ruas

A concentração para o ato público aconteceu nas proximidades do Campus da Universidade Estadual do Ceará, no bairro Itaperi, reunindo milhares de pessoas e chamando atenção pela diversidade de setores, categorias, movimentos sociais, entidades, lideranças e participantes que chegavam de diferentes regiões da capital cearense.

Bancários, comerciários, professores, estudantes, trabalhadores do asseio e da conservação, movimentos de mulheres, jornalistas, assistentes sociais, líderes comunitários, entre vários outros participantes, lotaram a avenida Silas Munguba, ocupada pelos milhares de manifestantes, que seguiram em caminhada até o bairro da Parangaba, com chegada no ginásio local, levando à população mensagens da luta dos trabalhadores e de apoio à continuidade das conquistas operárias sociais.

Bom-humor contra Cunha e a terceirização

Nas manifestações contra a terceirização e a precarização das relações trabalhistas, não faltaram bom-humor e descontração. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, defensor da terceirização e um dos líderes conservadores no atual cenário político brasileiro, foi ironizado por participantes com máscaras, como um dos responsáveis pela aprovação do PL 4330, que desrespeita os trabalhadores. Já as bancárias chamaram atenção ao se caracterizarem como trabalhadoras de diversas categorias – policiais, enfermeiras, professoras, entre outras – empunhando uma grande faixa destacando a união das mulheres contra a precarização do trabalho.

A CTB e o PCdoB tiveram intensa participação na manifestação deste 1º de Maio em Fortaleza. Além do deputado federal Chico Lopes, levantaram a bandeira da defesa dos trabalhadores lideranças como Evaldo Lima, vereador de Fortaleza e líder do prefeito na Câmara Municipal; Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, ex-presidente do Comitê Estadual do partido; Benedito Bizerril, membro da direção estadual da legenda; Josenias Gomes, diretor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação do Ceará; Luciano Simplício, presidente da CTB no Ceará, lideranças da Juventude e da União Nacional dos Estudantes (UNE) no Ceará, entre vários outros.

A bandeira comunista, o vermelho, o 65 e a bandeira da CTB tiveram grande destaque na manifestação em defesa dos trabalhadores cearenses e de todo o País.

De Fortaleza,
Dalwton Moura