Ceará supera Bahia e é campeão da Copa do Nordeste

O Ceará Sporting Club venceu na noite de quarta-feira (29) a equipe do Esporte Clube Bahia, de Salvador, no estádio Plácido Castelo, em Fortaleza, por 2 a 1 e conquistou assim a Copa do Nordeste, competição que envolve clubes dos 9 estados que compõem a região Nordeste do Brasil e que se tornou um sucesso de público.

Ceará Estádio castelão

O estádio teve recorde de lotação, com mais de 63 mil torcedores presentes. A Copa do Nordeste, também chamada carinhosamente de "Lampions League", em ironia à Champions League europeia, tem sido referência na mídia esportiva para exemplificar o que pode ser um campeonato regional de sucesso.

A receita para isso é reunir times de massa, que reramente jogam entre si por causa de fatores como a elitização do futebol brasileiro, e fazer uma competição que dura dois meses, em grupos com quatro clubes e eliminatórias a partir da segunda fase.

O Ceará, que havia chegado perto do título em 2014 quando foi derrotado pelo Sport Club Recife, classificou-se assim para uma competição internacional, a Copa Sul-Americana.

Torcida do Ceará tomou as arquibancadas do estádio

Antes disso, o clube havia sido vice-campeão da Copa do Brasil, em uma final polêmica com o Grêmio, no ano de 1994 e, bem lá atrás, campeão do Torneio Norte-Nordeste, de 1969, organizado pela antiga CBD – hoje CBF.

A Arena Castelão registrou 63.904 mil pessoas no estádio, o maior público de sua história e também pós-Copa no Brasil. A renda ficou em R$ 1,8 milhão.

Com o título, o Ceará assegurou também uma premiação de R$ 2,74 milhões destinada ao campeão

Do Portal Vermelho