Adílson: Encontro com Dilma representa avanço do diálogo com centrais

Após o encontro com a presidenta Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (30), o presidente da CTB, Adílson Araújo, em entrevista ao Portal Vermelho, avaliou como positiva a instalação do fórum quadripartite.

Adilson Araújo CTB

“A retomada do diálogo estabelece um prazo determinado para o diálogo, criando perspectivas programáticas. Esse era o desejo daqueles que apoiaram o projeto vitorioso das urnas para dar sequência a uma agenda voltada para o desenvolvimento e geração de emprego”, enfatizou Adílson, referindo-se à instalação do Fórum de Debate sobre Políticas de Emprego, Trabalho, Renda e de Previdência Social, um grupo de trabalho quadripartite que irá reunir governo, trabalhadores, aposentados e empresários.

Segundo Adílson, o fórum vai debater questões como fator previdenciário, proteção ao emprego, informalidade e rotatividade. “E um fórum que busca dar consequência a um diálogo mais próximo entre trabalhadores, governo e empregadores, dando perspectiva de encontrar um caminho”, disse o sindicalista.

Adílson destacou ainda durante o encontro com Dilma a insatisfação das centrais com as medidas provisórias 664 e 665, que alteram a concessão de benefícios trabalhistas e previdenciários. “Existem outros caminhos para enfrentar a crise, como a taxação das grandes fortunas, controle de remessa de lucros, combate à informalidade e a sonegação do FGTS como forma de melhorar a receita do governo”, destacou.

“Reafirmamos nossa disposição e apoio ao projeto mudancista. Enfatizamos a gravidade da crise enfrentada pelos trabalhadores, mas defendemos a aplicação de uma pauta positiva, voltada para o desenvolvimento, a defesa da democracia, da Petrobras, da reforma política e dos direitos sociais e trabalhistas”, salientou.

O presidente da CTB afirmou que a posição da presidenta sobre a terceirização é um sinal importante para a classe trabalhadora, mas ressaltou que a mobilização da classe trabalhadora torna-se ainda mais relevante. “Diante de um Congresso conservador, o clamor das ruas é algo preponderante para a defesa de uma pauta que consolide a democracia e promova a construção de uma nova etapa do desenvolvimento”, concluiu.

Leia também
Dilma reúne centrais e diz ser contra terceirização em atividades fins

Do Portal Vermelho, Dayane Santos