Violência e repressão marcam a greve dos professores do Paraná

Os professores da rede estadual de ensino do Paraná entraram novamente em greve. Eles protestam contra a alteração na Previdência dos servidores públicos que será votada nesta quarta-feira (29) na Assembleia Legislativa. Durante a manifestação desta terça-feira (28) em frente ao Centro Cívico, os professores foram fortemente reprimidos com um aparato policial que não hesitou em usar bombas de gás, sprays de pimenta, balas de borracha e muito cassetete.

Greve dos professores do Paraná - Joaquim Eduardo

O Centro Cívico ficou completamente cercado pela tropa de choque da Polícia Militar, que impediu a aproximação dos professores da Casa de Leis. Diversos ficaram feridos. A violência foi tanta que as instituições federais começam a dar atenção ao caso.

Nesta terça-feira (28) o Senado divulgou a aprovação de uma Comissão Temporária Externa para acompanhar a forma como governador vem tratando os dirigentes sindicais, trabalhadores e estudantes, ao impedi-los de acompanhar a sessão legislativa.

A comissão será composta por cinco senadores e chega nesta quarta-feira (29) a Curitiba para acompanhar a greve e a votação do projeto. O requerimento para a criação do colegiado foi apresentado pela senadora Gleisi Hoffmann e pelo senador Roberto Requião.

Enquanto isso no Centro Cívico, a concentração de professores e funcionários só aumenta. São servidores de outras categorias, estudantes e comunidade escolar, de várias partes do Paraná, que chegaram nesta manhã para somar esforços na luta.

Depois do cenário de guerra da tarde desta terça-feira (28), a noite transcorreu tranquilamente, sem confrontos, e os professores permaneceram acampados em frente à Casa de Leis.

A APP Sindicato (que representa a categoria) vai recorrer para que a decisão do Tribunal de Justiça do Estado, que dá direito a uma parte dos manifestantes de ocupar as galerias do Plenário, seja cumprida.

Veja mais fotos da manifestação:


Do Portal Vermelho
Mariana Serafini