Todos e todas à Conferência Nacional do PCdoB

 Os comunistas se preparam para a 10ª Conferência Nacional que acontecerá nos dias 29 e 30 de maio, no auditório da Universidade Paulista (Unip), em São Paulo.

conferencia10

Esse é um momento rico para os comunistas. O PCdoB conclama a todos e a todas comunistas para debater o projeto político e o seu papel, a sua identidade e o seu lugar na atual crise conjuntural e crise que o campo de esquerda atravessa no país, construindo um partido forte e ajudando a impulsionar as transformações que Brasil tanto precisa.

Vivemos atualmente a ofensiva dos setores conservadores contra o governo popular e progressista instalado no Brasil há 12 anos. Setores oposicionistas, ligados a partidos e a mídia tentam golpear a presidenta Dilma, eles estão inconformados com a longevidade deste ciclo, que mantém uma agenda de conteúdo democrático, patriótico e de conquistas do povo durante este período, algo inédito na história do país.

A crise mundial que resvala no país, não pode ser debitada na conta do trabalhador. As medidas impopulares com a PL 4330, que aborda as terceirizações é um retrocesso na sociedade, é rasgar as conquistas desde Getúlio Vargas. O PCdoB defende o governo Dilma, mas vai agir para impedir que os trabalhadores e trabalhadoras venham sofrer com essa tentativa de precarização do trabalho.

Ainda se faz urgente as reformas estruturantes, redução dos juros e investimento. Só assim poderemos sair da defensiva, em que se encontram o governo e os setores populares e progressistas.

O caso da Petrobrás, a Lava Jato, corrupção tem municiado a oposição, e vem levando milhares a rua, esses episódios ainda estão longe de serem resolvidos e tende a ser fórmula que a direita encontrou para desgastar o governo Dilma.

Um outro aspecto importante é a sucessão presidencial do PCdoB. A Conferência deve debater e incorporar em sua cultura a alternância no posto mais alto do Partido. Algo inédito, já que os partidos comunistas têm a tradição de manter presidentes vitalícios e o PCdoB, além de mudar essa tradição, deve conduzir Luciana Santos, deputada federal de Pernambuco para assumir essa responsabilidade.

Entender o presente momento e tirar ensinamentos, reafirmar sua identidade junto aos trabalhadores e ao povo, deve ser a nossa tônica.

Por isso, Comitê de São Paulo esta imprimindo uma agenda de debates nas regiões do Estado para que o documento da Conferência atinja o máximo de comunistas, enriquecendo o debate partidário. Informe ao PCdoB/SP as datas das reuniões e adquira os livretos da tese. Vamos construir o Partido Comunista à altura dos novos desafios.