Nigéria liberta 293 mulheres sequestradas pelo Boko Haram

O Exército da Nigéria anunciou, nesta quarta-feira (28), a libertação de 293 mulheres e meninas sequestradas pelo grupo terrorista Boko Haram no bosque de Sambisa, considerado base do grupo jihadista.

Cartaz em protesto ao sequestro do Boko Haram - Agência Efe

"Não podemos confirmar se as meninas de Chibok [219 menores sequestradas há mais de um ano pelo grupo] estam entre as libertadas", informaram as autoridades nigerianas em sua conta oficial no Twitter

O porta-voz do Exército, Chris Olukolade, assegurou que as vítimas estão sendo submetidas a um processo de identificação, que determinará se elas são as meninas de uma escola de Chibok, raptadas em 14 de abril de 2014.

Desde o lançamento, em 14 de fevereiro, de uma ofensiva conjunta com as tropas de Camarões, do Chade e Níger, o Exército nigeriano registrou o que é classificado de "notável êxito" no combate ao Boko Haram, como a libertação de 60 cidades tomadas pelo grupo islâmico em três estados do Norte do país.

Fontes militares informaram que a invasão do bosque de Sambisa poderá ser o ápice da ofensiva conjunta. O grupo extremista nigeriano, que ameaça o governo e controla amplas áreas do Norte (de maioria muçulmana), acaba de jurar fidelidade ao grupo terrorista Estado Islâmico, que proclamou um "califado" em zonas do Iraque e da Síria.

Em outras ocasiões, o Exército deixou anúncios referentes às menores de Chibok, como um cessar-fogo público feito em outubro de 2014, em troca da libertação imediata das meninas.

Fonte: Agência Brasil