Executiva do PSB decide sobre fusão com PPS

A polarização tem provocado efeitos diversos na política brasileira. A direita tem buscado se reorganizar para manobrar de acordo com os seus interesses tentando atrair setores para o seu intento golpista. Nesta quarta-feira (29), a direção do PSB debate a possibilidade de uma fusão com o PPS, aliado histórico do PSDB, em reunião da executiva nacional convocada de forma extraordinária.

joilson cardoso CTB

As cúpulas dos dois partidos dão como certa a fusão. O PPS já aprovou a iniciativa, mas no PSB ainda há resistências de lideranças importantes. Entre os que defendem a fusão estão o governador de Pernambuco e primeiro vice-presidente do PSB, Paulo Câmara, e o prefeito do Recife e primeiro secretário, Geraldo Julio.

Já entre os que se opõem à fusão com o PPS estão o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, os senadores Antonio Carlos Valadares (SE) e João Capiberibe (AP), e o secretário sindical do partido, Joilson Cardoso, dirigente sindical da CTB.

Joilson afirmou. “Não vejo congruência em uma fusão com o PPS. Eles têm uma postura no Congresso de direita, enquanto nós mantemos uma posição crítica ao governo, mas de independência”.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, adiantou que o assunto ainda não está definido e que uma decisão depende dos demais membros do partido.

Segundo os que defendem a fusão, o “novo” partido deverá manter o número 40 do PSB, mas o nome ainda está indefinido.

Para a presidente estadual do PSB de Alagoas, Kátia Born, a fusão vai fortalecer as siglas. “Com a junção teremos 45 deputados federais e nove senadores, com a vinda das senadoras Marta Suplicy (PT) e Lúcia Vânia (PSDB)”, disse ela, confirmando as especulações.

Além do PSB e PPS, as cúpulas do DEM e PTB também tentam aprovar a junção das siglas. Após a cúpula do DEM anunciar a aprovação da fusão com o PTB, a executiva nacional do partido rejeitou a fusão das duas siglas e por maioria, a direção decidiu consultar as bases até setembro.

Leia também:
PTB rejeita fusão imediata com DEM e impõe derrota a Agripino

Do Portal Vermelho, com informações de agências