Cunha nega, mas registros o apontam como autor de requerimentos

Investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sob a acusação de ter se beneficiado de pagamento de propinas no esquema da Petrobras, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), agora é apontado como autor dos arquivos em que foram redigidos dois requerimentos sob suspeita no esquema de corrupção da Petrobras.

Eduardo Cunha

Com base nos depoimentos do doleiro Alberto Youssef, em delação premiada, que afirma que Cunha teria apresentado requerimentos na Câmara para investigar uma fornecedora da estatal que teria interrompido o pagamento de propinas, a Mitsui. Segundo doleiro, o objetivo era intimidar a empresa e forçá-la a retomar o pagamento de propinas.

De acordo com reportagem publicada no jornal Folha de S.Paulo, desta terça-feira (28), foi detectado no sistema oficial da Câmara que o nome de Cunha consta como autor dos dois arquivos em que foram produzidos os requerimentos assinados pela ex-deputada Solange Almeida (PMDB-RJ).

Durante depoimento feito à CPI da Petrobras, em que compareceu voluntariamente, Cunha negou qualquer relação com os requerimentos.

Agora, questionado pela Folha, o presidente da Câmara disse que provavelmente um computador de seu gabinete foi usado pela então deputada ou por algum assessor dela.

“Pode ser um funcionário dela que pode ter ido lá pedir à [minha] assessoria pra fazer, acontecia com vários deputados, até porque ela era suplente”, explicou.

O setor técnico da Câmara afirma que, apesar de os arquivos terem o nome de Cunha, a autenticação do material nos sistema oficial foi feita pelo gabinete da deputada.

“Foi autenticado no gabinete dela, (…) uma coisa é ter usado uma máquina pra fazer o acompanhamento, outra coisa é autenticar”, completou Cunha.

Do Portal Vermelho, com informações de agências