Josandra Rupf assume secretaria estadual de mulheres do PCdoB

Na última reunião do Comitê Estadual do PCdoB do Espírito Santo (25), Josandra Rupf assumiu a secretaria estadual de mulheres do Partido, cujas atribuições se submentem a duas diretrizes principais: acompanhar e orientar o trabalho das comunistas à frente do movimento feminista e de mulheres; e transversalizar o debate e as bandeiras acerca da emancipação das mulheres em todas as esferas de atuação partidária.

PCdoB do Espírito Santo (25), Josandra Rupf

Josandra é dirigente estadual da União Brasileira de Mulheres (UBM), onde exerce a função de diretora estadual sindical. Na juventude, militou e foi dirigente estadual da União da Juventude Socialista (UJS), que como ela diz, "e uma escola de socialismo".

É  filiada ao PCdoB desde 1991 e atualmente faz parte do Comitê Estadual, compondo também a Comissão Política.

Profissionalmente, além de  advogada, é professora concursada da prefeitura de Cariacica, uma das cidades que compõem a Região Metropolitana de Vitória.

Em 2013 foi eleita para o pleno estadual da Central dos Trabalhadores e  Trabalhadoras do Brasil (CTB), onde dirige o coletivo estadual dos trabalhadores e trabalhadoras em educação desta central sindical. Ainda no movimento sindical, faz parte da direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Espírito Santo (SINDIUPES), exercendo a função de diretora de políticas de saúde do sindicato.

Em Cariacica é também membro do Fórum municipa LGBT, do Conselho municipal de diversidade sexual e do Conselho municipal do negro (Conegro), representando a OAB.

A direção estadual do PCdoB tem convicção de que Josandra assume  a secretaria estadual de mulheres com forte senso de responsabilidade, como é sua caracteristica, testada diante das tarefas que assumiu e assume no PCdoB e movimentos sociais.

Sua experiência e dedicação poderá dar uma contribuição inestimável para o fortalecimento das atribuições da secretaria estadual  de  mulheres. Mas a direção estadual reforça o entendimento de que essa é uma tarefa coletiva, assim como todas as tarefas conduzidas  pelo PCdoB. De nada será capaz o titular dessa ou daquela secretaria, se não houver responsabilidade coletiva diante das tarefas e, no caso específico, se não formos capazes de constituir uma comissão que contribua diretamente com Josandra para a condução das tarefas inerentes à secretaria de mulheres.