Dilma: Acordos abrem espaços para facilitar comércio com Coreia do Sul

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (24), durante a primeira visita de Estado da presidenta da República da Coreia, Park Geun-hye ao país, que exise um espaço importante para a realização de novos esforços com vistas à diversificação do comércio bilateral entre os dois países, por meio de maior agregação de valor nas exportações brasileiras para a Coreia e incorporação de novos itens.

Dilma Rousseff lança pacote anticorrupção - Agência Brasil

“Essa tendência será fortalecida com os dois acordos que assinamos hoje, na área de facilitação de comércio e de promoção de negócios entre micro, pequenas e médias empresas”, disse Dilma Rousseff.

O Brasil e a Coreia do Sul foram favorecidos pelos progressos da última década e ambos se engajaram no combate à pobreza nos últimos anos, lembrou a presidenta Segundo ela, a presença de Park Genu-hye entre nós, acompanhada de numerosa delegação empresarial, reflete a amizade e o entendimento que animam as relações entre a Coreia e o Brasil. Expressa, ainda, a vontade recíproca de aprofundar a cooperação bilateral nos mais diversos campos.

Dilma enfatizou ainda que comércio bilateral Brasil-República da Coreia é próspero e, apesar dos efeitos negativos da crise, vem crescendo de forma sustentada, com um aumento de mais de 65% desde 2009. Em 2014, a Coreia foi o sétimo parceiro comercial do Brasil no mundo e o terceiro na Ásia, com um intercâmbio total que atingiu 12 bilhões de dólares. Somos, na América Latina, o maior parceiro comercial da Coreia e o principal destino de seus investimentos.

Áreas de interesse

A presidenta reiterou o interesse brasileiro na abertura do mercado coreano para a carne suína do estado de Santa Catarina, que já é uma referência de qualidade para mercados exigentes como os dos EUA, do Japão e da China.

“Em vários setores de ponta, a Coreia é um tradicional parceiro econômico do Brasil, com o qual compartilhamos experiências bem-sucedidas. A fábrica de semicondutores da joint venture coreano-brasileira HT Micron, em São Leopoldo – na qual eu tive oportunidade de participar da inauguração – é dos melhores exemplos dessa parceria, que hoje envolve não apenas empresas, mas também governos e universidades, com efeitos muito positivos em termos de inovação”, afirmou Dilma.

Outros investimentos coreanos, como a fábrica de automóveis da Hyundai em Piracicaba e a participação das empresas Dongkuk (Donguk) e Posco, em associação com a Vale, na Siderúrgica do Pecém, no Ceará, dão importante contribuição para o desenvolvimento regional brasileiro. “No caso de Pecém, a previsão é de uma geração de 19 mil empregos diretos e indiretos com a construção da siderúrgica. Em Piracicaba, são 5 mil postos de trabalho”, enfatou a presidenta brasileira.

Fonte: Blog do Planalto