Belo Horizonte recebe pré-Fórum para tratar da paz na Colômbia

Com presença de representante colombiana da Marcha Patriótica, o Pré fórum Capítulo Brasil em Belo Horizonte elegeu a delação que participará do 2º Fórum Pela Paz na Colômbia, que acontecerá em maio no Uruguai

pre forum pela paz na colombia bh 1 - George Cardoso

Na noite dessa quinta-feira (24/04), a sede do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais recebeu a atividade Pré fórum Capítulo Brasil, preparatório para o 2º Fórum Pela Paz da Colômbia, que com o tema “Por uma América Latina em paz e livre do militarismo” acontecerá no final de maio em Montevidéu (Uruguai).
Organizado pelo Movimento Político e Social Marcha Patriótica, em parceria com o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), PCB, PSOL, Brigadas Populares e o Partido da Refundação Comunista, o Pré fórum recebeu a colombiana Martha Isabel Romero, assistente social, defensora dos direitos humanos em defesa de pessoas em situação de deslocamento forçado. Representante da Marcha Patriótica e uma das organizadoras do 2º Fórum que acontecerá em Montevidéu. Romero relembrou que há três anos acontecia a primeira edição do Fórum em Porto Alegre, que desse tempo pra cá o país ainda vive numa situação de muita repressão das forças paramilitares do governo que oprimem boa parte da população. “Hoje possuímos mais de seis milhões de pessoas que vivem em situação de deslocamento forçado, que perderam suas casas, propriedades, que representa mais de 10% da população”, aponta Martha Romero.
Nesse contexto, Martha destacou que o movimento popular tem agregado cada vez mais diferentes forças para uma mobilização com objetivo comum de internacionalização pela causa da paz no país, desde camponeses, movimentos urbanos, de indígenas e afrodescendentes.
Medida por Silvânia Rosa, dirigente das Brigadas Populares, a mesa contou com diversos representantes das entidades co-realizadoras do Pré fórum, além da presença do deputado estadual Geraldo Pimenta (PCdoB). O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, Kerison Lopes, deu as boas vindas aos participantes, que elegeram a delegação que participará do 2º Fórum Pela Paz na Colômbia, em Montevidéu em maio.

Encontro com o secretário de Estado de Direitos Humanos
Na tarde do mesmo dia, Martha Romero se encontro com Nilmário Miranda (PT), secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais, na Casa dos Direitos Humanos no centro da capital mineira. O secretário disse que Minas se solidariza à causa em defesa da paz na Colômbia, lembrando a tradição dos mineiros defenderem as causas libertárias e de solidarização internacional.