Deputada questiona Alckmin sobre pagamento a blog de oposição ao PT

Após denúncia de que o governo tucano de Geraldo Alckmin financia o site Implicante.org, que era usado na internet para atacar o PT, a deputada estadual Beth Sahão (PT/SP) protocolou, nesta quarta-feira (22), requerimento para cobrar explicações sobre o pagamentos mensais equivalentes a R$ 70 mil, entre outubro de 2014 (mês em que foram disputados o primeiro e o segundo turno da eleição presidencial) e março deste ano.

deputada estadual Beth Sahão

Beth Sahão questiona os critérios para escolha da Apeendix e das demais empresas subcontratadas pelas agências de publicidades. A parlamentar também pede explicações acerca dos serviços que essas empresas estariam prestando ao governo. Ela afirma que é “necessário que as recentes denúncias veiculadas pela imprensa, de pagamentos a blogueiro e jornalista para fazer ataques a adversários políticos do governador, sejam esclarecidas, demonstrando-se se houve ou não má aplicação dos recursos públicos.”

O site e seu criador, o jornalista Fernando Gouveia, que se apresenta como Gravataí Merengue, foram denunciados em publicação veiculada na pelo jornal Folha de S. Paulo, no último dia 18 de abril. Com quase 500 mil seguidores no Facebook, a página é conhecida por divulgar material antipetista na rede. Além de ataques contra o PT, o blog é especializado em espalhar conteúdos difamatórios referentes ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à presidenta Dilma Rousseff.

De acordo com o requerimento, a parlamentar pede informações sobre os contratos firmados entre a Subsecretaria de Comunicação (chefiada pelo ex-repórter da Veja Márcio Aith) e as empresas Agência Mood de Comunicação Integrada Ltda., Lua Propaganda S.A. e Propeg Comunicação S.A. Esta última foi responsável por subcontratar a Appendix Consultoria Ltda, que por sua vez tem como sócio-fundador o blogueiro Fernando Gouveia, editor do site Implicante.

Ainda no mesmo requerimento, a deputada do PT cobra explicações sobre os serviços prestados pela Doria Editora Ltda à administração estadual.

De acordo com matéria publicada no site Cafezinho, do jornalista Miguel do Rosário, com base em relatórios da própria Subsecretaria de Comunicação, a empresa, de propriedade do apresentador João Dória Jr, teria recebido quase R$ 600 mil do governo paulista, durante sete meses do ano passado. No requerimento ela indaga se os valores divulgados estão corretos e cobra o envio de documentos relativos aos eventuais pagamentos.

Do Portal Vermelho, com informações das agências