China pretende reforçar intercâmbio cultural com América Latina

Foi realizada na quarta-feira (22), na Universidade de Língua e Cultura de Pequim, a cerimônia de inauguração do Centro de Língua e Cultura Latino-Americana, estabelecido pela Universidade de Língua e Cultura de Pequim e pela Universidade San Francisco de Quito, do Equador.

China

O centro, como uma plataforma integral que visa propagar a língua e a cultura latina, assumirá as tarefas de intercâmbios acadêmicos e cooperações científicas a fim de promover o intercâmbio de língua e cultura entre a China e os países latino-americanos, aprofundar a cooperação e conhecimento bilateral, impulsionar os diálogos dos estudantes e professores entre as duas universidades e o reconhecimento mútuo de créditos e diplomas.

O subdiretor do Departamento para a América Latina do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Baodong, que participou da cerimônia inaugural, afirmou no seu discurso que o estabelecimento da parceria estratégica, abre uma nova página para as relações entre os dois lados. Ele disse que o centro estabelecido pelas duas universidades constrói uma nova ponte e uma nova plataforma de intercâmbio entre a China e a América Latina.

O diretor do Conselho Acadêmico da Universidade de Língua e Cultura de Pequim, Li Yuming, afirmou que com o aprofundamento da cooperação e do intercâmbio nas várias áreas entre a China e os países latino-americanos, o espaço cooperativo bilateral se torna cada vez mais vasto.

Nos últimos anos, o governo chinês presta grande atenção ao intercâmbio cultural com os países latino-americanos. Nos próximos cinco anos, a China concederá aos países latino-americanos e caribenhos 6 mil bolsas de estudo governamentais. Será realizado em 2016 o “Ano de Intercâmbio Cultural Sino-Latino-Americano”, que vai oferecer mais oportunidades de intercâmbio aos povos dos dois países.

O embaixador do Equador na China, José Borja, e o representante do reitor da Universidade San Francisco de Quito, José Salazar, também participaram da cerimônia.

Fonte: Diário do Povo