Maduro pede unidade bolivariana para eleições parlamentares

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou que a unidade das forças revolucionárias é vital para conquistar um êxito contundente nas eleições parlamentares deste ano.

Que não haja divisões, devemos apresentar-nos em perfeita unidade nessas eleições. Soou o sinal de alerta da unidade anti-imperialista e da necessidade de uma grande vitória neste 2015, disse.

Com esse objetivo, o presidente instou o Partido Socialista Unido da Venezuela (Psuv) e todos os venezuelanos a preparar-se para o próximo 28 de junho, quando as forças aliadas à revolução bolivariana realizarão as eleições primárias.

Maduro qualificou como extraordinária a jornada de mobilização protagonizada no último domingo (19) pelas 13.682 Unidades de Batalha Bolívar Chávez – célula básica do Psuv – de todo o país, em assembleias de lançamento de candidaturas que reuniram uma média de 70 a 72 cidadãos cada uma.

No programa Em contato com Maduro, transmitido ao vivo nesta terça-feira (21) pela rede estatal Venezuelana de Televisão, o líder bolivariano ressaltou que como resultado de uma estratégia de verdadeira democracia popular, a maioria das candidaturas são de mulheres.

Do total de candidatos propostos às primárias, 60% são mulheres. Dentre elas, 32% têm mais de 30 anos e 28% menos que esta idade. Dentre os 40%o de candidatos masculinos, 19% têm mais de 30 anos e 21% são mais jovens.

Estas eleições constituem uma expressão muito avançada da vontade popular e precisam ser uma expressão total da unidade, disse Maduro.

O presidente chamou também a estabelecer sistemas de informação e motivação para que o povo saiba onde deve votar e garantir sua participação, ao considerar que alcançar a maioria revolucionária na Assembleia Nacional (parlamento) é vital para a vida do país.

Fonte: Prensa Latina