Jundiaí é um dos destaques da Feira de Inclusão e Acessibilidade

A Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Jundiaí iniciou quinta-feira (9) a exposição na 14ª Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), em São Paulo.

Quem teve a oportunidade de conferir as ações realizadas pela Prefeitura de Jundiaí se encantou no estande. Até uma van adaptada usada pelo governo municipal foi levada ao evento no espaço do Exhibition & Convention Center. A feira vai até domingo (12).

É a primeira vez que a cidade participou do evento como expositora. Segundo o coordenador Reinaldo Fernandes, após o prefeito Pedro Bigardi criar as coordenadorias, várias ações estão sendo realizadas. Agora, no evento, a proposta foi compartilhar essas experiências.

“Nossa expectativa é que a Prefeitura de Jundiaí seja reconhecida no trabalho ligado às pessoas com deficiência, iniciado a partir de 2013. Vamos também conseguir contatos para trazer recursos destinados aos nossos projetos, além de trocar experiências”, analisa.
Na feira, a coordenadoria levou informações sobre a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência de Jundiaí, apresentando o trabalho desenvolvido por instituições públicas e do terceiro setor, como o Núcleo de Políticas Públicas para Inclusão (NPPI) e o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama).

Acessibilidade

Um dos diferenciais de Jundiaí foi levar à feira a van adaptada do Circula Jundiaí. Muitos dos visitantes ficaram interessados no sistema. “É o que a gente gostaria de ver em todas as prefeituras”, disse Ericson Henriques, que trabalha em uma empresa de adaptação de veículos. Para ele, também foi apresentada a campanha Estacione Consciente e, como parte dela, a Multa Moral. Segundo Ericson, a campanha é excelente. “A Multa Moral é uma forma de o próprio cidadão fazer a mudança que ele deseja”, disse.

O jundiaiense Cesar Augusto Camargo visita a feira todos os anos e ficou surpreso ao ver a cidade representada. “Ver Jundiaí aqui pela primeira vez é muito interessante”, contou.
Entre os visitantes, a coordenadoria também recebeu a ex-ginasta Lais Souza. Ela afirmou, inclusive, que deseja conhecer o Peama.

Renata Cristina, coordenadora do NPPI, informou que a participação na feira é um marco histórico. “É um reconhecimento do trabalho que estamos realizando”.

Durante o evento, Reinaldo também apresentou uma palestra sob o tema “O Protagonismo da Pessoa com Deficiência na Gestão Pública de Jundiaí: Quebrando Paradigmas”, apresentando os programas e equipamentos existentes para pessoas com deficiência em Jundiaí.

Reatech

A feira reúne informações sobre inovações em soluções de produtos, equipamentos e serviços, voltadas na melhoria da qualidade de vida e integração da sociedade e ao trabalho das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Foto: Paulo Grégio
Com assessoria