Dilma visitará Moscou para o desfile do Dia da Vitória sobre o Nazismo

A presidenta Dilma Rousseff deverá viajar para Moscou, em maio, para participar das comemorações dos 70 anos do triunfo da então União Soviética sobre a Alemanha nazista, no conflito que para os soviéticos ficou conhecido como Grande Guerra Patriótica.

Desfile do Dia da Vitória em Moscou

A chefa de Estado brasileira está entre os muitos líderes internacionais que relembrarão na capital da Rússia um grande momento da história da humanidade, quando os militares soviéticos conseguiram derrotar as forças nazistas na Europa.

Além de Dilma Rousseff, deverão comparecer ao desfile do Dia da Vitória o presidente da Grécia, Prokopis Pavlopoulos, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, os presidentes da Coreia Popular e de Cuba, Kim Jong-un e Raul Castro, respectivamente, entre muitos outros.

A comemoração, que acontece no dia 9 de maio, data em que foi assinada a rendição nazista, procura honrar a memória da contribuição militar decisiva da União Soviética na luta contra a Alemanha nazista.

Mais de 25 milhões de cidadãos soviéticos morreram durante a Grande Guerra Patriótica. Boa parte da Europa foi libertada do jugo nazista pelos soviéticos, inclusive países que permaneceram capitalistas, como Finlândia, Áustria e parte da Noruega

Do Portal Vermelho, com informações da Agência Sputnik