"Jogos Olímpicos são o grande desafio para o turismo", afirma Dilma

Ao empossar o novo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que o maior desafio de Alves no comando da pasta é repetir o sucesso da Copa do Mundo de 2014 e realizar os melhores Jogos Olímpicos dos últimos tempos. A presidenta ainda destacou que a presença de novo ministro reforça a capacidade administrativa do governo e a ação política na área do turismo. A cerimônia de posse foi realizada nesta quinta-feira (16), no Palácio do Planalto.

Dilma: "Jogos Olímpicos são o grande desafio para o turismo do país"

Dilma também destacou ter certeza do comprometimento de Alves para que o Brasil esteja cada vez mais capacitado para receber turistas brasileiros e do exterior, gerando mais renda para a população e melhores empregos. Nesse sentido, o novo ministro afirmou que sua tarefa, a partir de agora, é fazer do turismo uma agenda econômica, social e política para o Brasil.

Em seu pronunciamento, a presidenta ainda enfatizou os investimentos que o governo tem realizado no setor nos últimos anos – como na qualificação de profissionais por meio do Pronatec – e o papel cada vez mais importante que o segmento ocupa na economia. De acordo com Dilma, é fundamental a profissionalização do setor para acolher turistas com eficiência, organização e segurança.

“Estamos investindo na formação de mão de obra bilíngue, bem treinada e com bom nível de informação sobre o País e suas atrações. Criamos cursos, ao longo dos últimos anos, do Pronatec para qualificar a mão de obra no segmento do Turismo. Beneficiamos pouco mais de 180 mil jovens e trabalhadores em 54 cursos distintos no eixo do Turismo”, completou.

Perfil

O novo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, é advogado formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ex-deputado federal pelo Rio Grande do Norte, fez oposição ao regime durante à ditadura militar (1964-1985), participou do movimento pelas Diretas Já e integrou a Assembleia Nacional Constituinte responsável pela elaboração da Constituição de 1988.

Entre 2007 e 2012, foi líder da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados e presidiu a Casa no biênio 2013-2014.

Fonte: Blog do Planalto