Paraibanos voltam às ruas contra terceirização

A indignação popular contra a retirada de direitos dos trabalhadores voltou a se manifestar nas ruas de João Pessoa e Campina Grande, neste dia 15 de abril, com vigorosos protestos puxados pela CUt, CTB, MST, FEPAMOC, MDM e os partidos de esquerda, contra O PL 4330.

ato em frente à ALPB - Agamenon Sarinho

O povo paraibano voltou às ruas nesta quarta-feira (15). Desta vez com duas vigorosas manifestações uma na capital e outra na cidade de Campina Grande. O alvo principal foi a denúncia de mais uma manobra golpista patrocianada pelo presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, cumprindo ordens do grande empresariado interessado em precarizar ainda mais as relações de trabalho, garantindo maiores lucros. Os Paraibanos somaram-se aos trabalhadores de toda o Brasil que nesta data protestam contra o PL 4330 e defendem a democracia, a Petrobrás e uma reforma política com participação popular.

Em João Pessoa o movimento coordenado pela CTB, CUT, partidos de esquerda e entidades dos movimentos sociais contou com paralisação de bancários, professores e funcionários da UFPB e uma passeata que saaiu do Parque Solon de Lucena (Lagoa) até a Praça dos Três Poderes. O movimento foi engrossado pela marcha das entidades que compõem o Forum de Reforma Urbana, que mais cedo interditou a avenida Epitácio Pessoa, em frente a sede da Caixa Econômica Federal, juntamente com o MST. Por volta das 11 horas os dois movimentos se encontram saindo em passeata. Cerca de 2.000 manifestantes fazem o percurso gritando palavras de ordem e entoando cantos que reivindicam mudanças estruturais no nossa sociedade.

O ato de João Pessoa encerra em frente a Assembleia Legislativa, onde não houve sessão, mas que encontrava-se cercada por forte aparato policial. Tudo transcorre sem incidentes e os representantes dos Partidos, Centrais e Movimentos se revezaram condenando o PL 4330 e renovando o convite para permanecerem mobilizados. Um grande painel continha as fotos e nomes dos 10 deputados paraibanos que votaram contra os trabalhadores. Quando foi feita a chamada nominal, cada uma recebeu os apupos da massa presente.

Trabalhadores campinenses fazem caminhada contra o Pl 4330

Em Campina Grande uma caminhada foi organizada pela CTB, CUT e por sindicatos locais na manhã desta quarta, percorrendo diversas ruas do centro da cidade. Saindo da Praça Clementino Procópio, percorrendo as ruas Venâncio Neiva e Maciel Pinheiro, tendo como ponto de encerramento a Praça da Bandeira, centenas de estudantes, professores da rede estadual de ensino, sindicalistas e representantes dos trabalhadores,.

O vereador Napoleão Maracajá – PCdoB, que esteve à frente da organização, pediu aplausos para os deputados federais paraibanos Luiz Couto (PT) e Damião Feliciano (PDT), que votaram contra a terceirização.

Em Campina Grande também se organiza uma grande mobilização de trabalhadores para o ato unificado alusivo ao Dia Internacional do Trabalho – 1º de maio – que será comemorado em João Pessoa no dia 30 de abril, a partir das 11 horas da manhã, com a participação de trabalhadores de todo o Estado.

De João Pessoa,
Agamenon Sarinho (com informações do portal Paraibaonline)