Maceió: Trabalhadores vão às ruas protestar contra o PL 4330

Convocados pelas centrais sindicais, centenas de trabalhadores foram às ruas de Maceió, na manhã de quarta-feira (15), dia nacional de paralisação, para protestar contra o PL 4330, que ataca a legitimidade do trabalho como um direito.

Manifestação em Maceió - Reprodução
"Não podemos permitir que o trabalhador seja agredido dessa forma. Esse projeto de lei, na prática só contribuirá com o desemprego em massa”, declarou Sinval Costa, presidente da CTB em Alagoas.

Dia 15 também é o dia nacional da luta pela moradia, bandeira também levantada pela Via do Trabalho e pelo MST. O Sindicato de trabalhadores na empresa de Correios e Telégrafos em Alagoas também marcou massiva presença, bem como o Movimento de Mulheres, o SINTEAL , o SINTEP, o SINPRO, o SindJornal, o Sindicato dos Bancários e outros sindicatos associados à CTB, à CUT e à CGTB.

Destacou-se também a presença de entidades estudantis como a UBES e partidos políticos como PT, PCdoB, PCB e PSTU.

Segundo a PM, que acompanhou o ato, são cerca de 500 manifestantes em um ato pacífico. A concentração foi no CEPA e seguiram em direção ao centro ocupando a faixa azul. Os manifestantes, como programado, fizeram uma parada em frente à casa da Indústria, no Farol que simboliza o poder das empresas nesse projeto em tramitação na Câmara Federal que regulamenta a terceirização do trabalho por parte das empresas.
 

Por Mariana Moura