MinC debate ocupação de espaços públicos em evento no Uruguai

O ministro Juca Ferreira participa do encontro internacional "Cidade e cultura, a conquista do espaço público", organizado em Montevidéu pelo Cefir (Centro de Integração Regional), em parceria com a Fundação Friedrich Ebert Stiftung.

Ministro Juca Ferreira - Janine Moraes

O encontro, que começou nesta quinta-feira (9), tem como objetivo realizar uma reflexão multidisciplinar sobre a cultura e o espaço público dentro de uma dimensão social, política e econômica com enfoque na inclusão social e geração de oportunidades.

Entre outras autoridades do campo da Cultura no continente, participam do encontro o ministro Juca Ferreira, a ministra da Cultura e Educação do Uruguai, María J. Muñoz e o filósofo e presidente do Instituto Cultura do Centro Pompidou, Josep Ramoneda.

Nesta sexta-feira (10), Juca Ferreira participa de conversas e propostas de plano de trabalho com especialistas da área da cultura, ordenamento territorial e entidades supranacionais ligadas ao patrimônio. Um dos temas a serem debatidos é o papel da cultura como elemento dinamizador do espaço público urbano e como dinamizador de atividades.

O encontro da capital uruguaia tem como base repensar o papel e a responsabilidade dos diferentes atores da cidade: vizinhos, administração pública, empresas e associações e a arquitetura dos espaços, tendo em conta as novas dinâmicas e buscando um papel ativo dos mesmos. O espaço público como elemento político, políticas de identidade na cidade, a importância da periferia e ações para dinamizar o espaço público estarão entre os pontos a serem abordados.

Um dos fatores relevantes do tema proposto é que 80% da população latino-americana residem em grandes urbes, onde as diferenças sociais são muito marcadas e o crescimento da periferia ainda é uma constante. Nesse contexto, começou a surgir um novo paradigma nas cidades da América Latina, baseado no crescimento interior, onde seus habitantes também começaram a elaborar suas aspirações de justiça social e espacial.

Durante a reunião também será lançada a proposta do Prêmio Latino-americano ao Espaço Público Urbano como forma de dar visibilidade a iniciativas e de estimular a reflexão do debate sobre o espaço público. O ministro Juca Ferreira já tinha indicado a importância desse prêmio como catalisador de ações transformadoras e como instrumento de diálogo com as dinâmicas locais na primeira reunião de Montevidéu, ocorrida em dezembro de 2014, quando participou como secretário da Cultura da Prefeitura de São Paulo.

A rodada de discussões sobre "Cidade e cultura, a conquista do espaço público" pretende somar diferentes áreas como história, estudos culturais, antropologia e sociologia que ajudem a criar políticas públicas para as cidades latino-americanas que estimulem a participação cidadã em diferentes âmbitos da gestão e também à memória coletiva.

A intervenção de Juca Ferreira neste encontro tem como foco a utilização da cultura como incentivo à ocupação do espaço público e à importância da elaboração de políticas transversais tendo em conta elementos como a mobilidade e a sustentabilidade.

Fonte: MinC