Tarek Saab: FHC é sombrio e violou direitos humanos dos brasileiros

O Defensor do Povo da Venezuela, Tarek William Saab, que atua como mediador entre o poder público e o cidadão, afirmou que o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso “é um personagem sombrio” que não tem direito nem moral para tratar de assuntos que dizem respeito à Venezuela.

Tarek Saab Defensor da Venezuela

“FHC é um personagem sombrio. A maneira como cartelizou e privatizou os serviços foi uma violação maciça dos direitos humanos dos brasileiros. Sua política neoliberal abriu caminho para o triunfo de um operário como Lula. O pupilo de FHC, José Serra, perdeu [em 2002] porque o Brasil se cansou desse sistema que só faltou privatizar a seleção de futebol”, disse Tarek Saab e entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, demonstrando conhecer bem a trajetória política dos tucanos.

FHC tem mantido e aprofundado os laços de relações do PSDB com opositores golpistas na Venezuela. No final de março, o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, a mando de FHC, se encontrou com as mulheres de dois golpistas presos, Lilian Lopez, casada com Leopoldo López, ex-prefeito de Chacao, e Mitzy Capriles Ledezma, mulher do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, ambos presos por incitar os conflitos que provocaram a morte de 43 pessoas e atentar contra o governo eleito de Maduro.

“A atuação de FHC e de outros ex-presidentes viola nossa soberania. Já pensou se um ex-presidente venezuelano aparecesse no Brasil, sem visto de trabalho nem permissão de um juiz para ser consultor jurídico, e dissesse que quer visitar na cadeia e defender [o traficante] Fernandinho Beira-Mar? Todo mundo diria que é ingerência em assuntos internos do Brasil”, rebateu Tarek Saab, destacando tratar de “propaganda para atacar a institucionalidade venezuelana”. “O chefe da campanha é Barack Obama, que, no fundo, quer apoderar-se do nosso petróleo”, denunciou.

Extrema direita

O defensor esclareceu quem são esses “opositores” e porque estão presos. “Quem nos acusa de sermos partidários são setores extremistas da oposição. O cidadão comum que não está ligado ao radicalismo não vê problema nenhum”, disse.

Tarek Saab também rebateu uma das principais justificativas usadas pelos tucanos e pelo imperialismo norte-americano para cometer ingerência contra o país: a suposta violação dos direitos humanos. Ele destacou que foi ativista nos anos 1970 aos 1990, e lembrou que na época os esquadrões da morte da polícia e dos militares massacravam civis. “O Caracazo, em 1989, foi um terrorismo de Estado até hoje sem igual na América Latina: 3.000 mortos em cinco dias”, recordou.

E completa: “A mídia foca em dois ou três casos. Mas há violações contra outras pessoas. Os policiais mortos por franco-atiradores não merecem direitos humanos também? E os oito motoqueiros degolados por fios de náilon estendidos na rua a pedido do general opositor Angel Vivas? Os EUA discriminam e reprimem minorias, invadem e atacam países, ignoram resoluções da ONU e dizem que violamos direitos humanos”.

Leia também:
Aécio se une a golpistas venezuelanos para criticar democracia direta

Do Portal Vermelho, com informações da Folha de S. Paulo