Deputados debatem reforma urbana e direito à cidade 

Nesta terça-feira (7), a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realiza debate sobre direito à cidade, reforma urbana e o papel do patrimônio histórico nas grandes cidades. A reunião acontece por iniciativa da deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) e deve abordar a experiência dos movimentos sociais voltados à luta dos direitos à Cidade, como o Movimento Ocupe Estelita no Recife e o Movimento Existe Amor em SP na capital paulista. 

Deputados debatem reforma urbana e direito à cidade

 “A luta pelo direito à cidade e pelo direito à moradia, assim como a preservação da identidade e da memória são temas atuais e que exigem reflexão do Parlamento e da sociedade porque impactam diretamente na vida das pessoas”, explicou a deputada.

Lucaian Santos destaca o debate sobre a lógica excludente que pauta o modelo urbanístico de crescimento das grandes cidades. E defendea participação popular na construção de um novo padrão de intervenção urbana.

Participarão do debate Jurema Machado, presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional (Iphan); Flávio Nassar, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA); Mona Lisa Duarte Abdo Aziz Ismail, procuradora da República em Pernambuco; Antonio Alexandre da Silva Junior, secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife (PE); Sergio URT, publicitário e ativista dos direitos humanos; Fernando Sato, membro do Coletivo Casa da Lapa (SP) e Liana Cirne Lins, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora em Direito Público.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. Dep. Luciana Santos