PCdoB-SP organiza Encontro de Advogados pela Democracia

Com o objetivo de organizar um núcleo de advogados no Estado de São Paulo em defesa da Democracia e da Justiça, a direção estadual do PCdoB decidiu convocar um encontro a ser realizado no dia 9 de maio, no auditório do Comitê Central.

O PCdoB enxerga como necessário a organização de uma base de advogados comunistas frente ao atual ambiente político nacional e estadual. Em consonância com a conjuntura, há também a necessidade de debater sobre a realidade e os desafios para advocacia paulista em torno de problemas emergentes da categoria, seja através da Ordem ou do Sindicato que os representam.

Em função de mobilizar esse coletivo, foi convocado este encontro para que se reúnam advogados representados por essas preocupações. Para isso, a direção pauta a necessidade de construir uma corrente democrática e progressista que se aglutinaria em torno do lema: Advogados pela Democracia e Justiça.

De acordo com o secretário de movimentos sociais do PCdoB-SP, André Bezerra, “O encontro tem uma enorme importância, em especial, devido a conjuntura do país que desafia a todos a defesa da legalidade, da democracia e do mandato presidenta Dilma. Os comunistas advogados são fundamentais na sua profissão por serem instrumentos decisivos na importante defesa do Estado Democrático de Direito. E por meio deste evento criar condições para difundir amplamente uma corrente política e orgânica com esse viés.”

Para o advogado Flávio Perboni, “na história do país a advocacia tem dado uma contribuição importante de preservação e aprimoramento da democracia. No momento como esse que se vê a sociedade se mobilizando e buscando melhorias pelo país é mais que necessário que este setor esteja conectado com essa luta. Os advogados têm papel importante no sentido de garantir a cidadania e direitos da constituição de 1988 que na prática, jamais foram implementados. O sentido do encontro é debater a efetivação desses direitos”.

Segundo a advogada Gislaine Caresia, Comissão da Mulher da OAB Federal, “a advocacia sempre esteve na vanguarda e na luta em toda história do país como representante da sociedade civil, dos direitos constitucionais e da ampla defesa, mesmo nos períodos mais difíceis da história, a exemplo da ditadura militar. A necessidade de reorganizar o coletivo nesse momento em que volta essa discussão do estado de direito é fundamental não apenas para que sociedade seja esclarecida de quais são seus direitos democráticos, mas também para que a própria advocacia resgate essa história de luta por direitos fundamentais.”

Para a organização do encontro foi formada uma comissão composta pelos seguintes advogados: André Bezerra, Marcus Gama, William de Oliveira, Marcus Seixas, Flavio Perboni, Elizeu Lopes e Gislaine Caresia e Leocir Rosa. O contato com a comissão pode ser realizada pelo correio eletrônico: [email protected]

PROGRAMAÇÃO INICIAL

Data: 9 de maio
Local: Auditório do Comitê Central do PCdoB
Horário: 9 às 18 horas