Esporte e lazer indígena serão debatidos em Cuiabá

Cuiabá (MT) recebe, nesta terça-feira (7), o 1º Fórum Nacional de Políticas Públicas para o Setor de Esporte e Lazer para os Povos Indígenas. O encontro tem o objetivo de envolver os indígenas no processo de conhecimento e formação de agenda de políticas públicas para a área.

indigenas - Francisco Medeiros

A iniciativa teve sua primeira ação nos dias 30 e 31 de janeiro de 2015 em Brasília (DF), com a realização do Encontro de Mediadores, que recebeu 37 indígenas entre líderes e intelectuais, convocados para debater o tema e receber as orientações a fim de mobilizar e inscrever 190 indígenas das diversas etnias brasileiras.

A demanda do esporte e lazer indígena faz parte das ações do Ministério do Esporte por meio de programas sociais em comunidades indígenas. Esse apoio também se estende aos Jogos Nacionais Indígenas e a realização dos 1º Jogos Mundiais Indígenas a serem realizados de 15 a 27 de setembro, em Palmas (TO).

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vem realizando trabalhos e pesquisas em diferentes cursos de graduação e pós-graduação, envolvendo indígenas nas atividades acadêmicas, sendo a pauta esportiva um dos temas que envolve a comunidade acadêmica.

Programação:

O Fórum conta com uma extensa programação que vai desde a formação de grupos de trabalho a atividades culturais. Os debates sobre as políticas públicas serão conduzidos por meio de quatro eixos temáticos: Esporte, Lazer, Cultura e Território; Esporte, Lazer e Desenvolvimento Sustentável; Esporte, Lazer, Saúde e Educação e Esporte de Alto Rendimento e Atletas Indígenas e reunirá os representantes escolhidos pelos mediadores indígenas.

Durante os trabalhos serão debatidas tanto as práticas esportivas tradicionais, como as inseridas na educação indígena no decorrer dos tempos, além dos impactos que essas levam para o contexto desses povos, tanto positivas quanto negativas.

A formação de atletas indígenas, a exemplo de Iagoara, nome indígena de Dream Braga da Silva, da etnia Kambeba (AM), também será discutida no fórum. O atleta foi convocado para compor a equipe de arqueria brasileira e treina para participar dos Jogos Pan-Americanos de 2015 e Olimpíadas 2016. A iniciativa inspira outros jovens, que mantêm o domínio de práticas esportivas, porém não encontram incentivos para o desenvolvimento dessas atividades de forma profissional.

A programação cultural acontecerá sempre no período noturno, e é aberta ao público. Participam das atividades os povos Umutina, Chiquitano e Bororo, que apresentarão danças e cantos tradicionais.

Fonte: Ministério do Esporte