Irã e G5 + 1 estão a poucos passos de acordo, diz ministro francês

O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius, afirmou que as negociações nucleares entre o Irã e o Grupo 5 + 1 estão "nos últimos metros antes da chegada, mas que estes são os mais difíceis".

Irã programa nuclear - PressTV

"Estamos a poucos passos de resolver, mas sabemos que estes são os mais difíceis", disse Fabius na cidade suíça de Lausana.

Afirmando que as negociações nucleares deverão ser concluídas "o mais rapidamente possível", Fabius disse que a busca é por um acordo "robusto", já que "é uma luta contra a proliferação nuclear."

Ele explica que voltou a Lausana para trabalhar em conjunto com os colegas sobre questões importantes como os prazos para o levantamento das sanções contra o Irã.

A este respeito, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, disse que "o Irã demonstrou a sua vontade de chegar a um acordo e que a contraparte deve aproveitar a oportunidade para solucionar essas negociações".

Fabius deixou Lausana com os seus homólogos, Sergey Lavrov, e da China, Wang Yi, embora não exclua a possibilidade de voltar quando sua presença for requisitada.

Irã e G5 + 1 (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia, China e Alemanha) realizam o diálogo, há alguns meses, buscando um acordo final sobre o programa nuclear iraniano, depois de assinar um pacto preliminar em novembro 2013.

Fonte: Hispan TV