Grupos terroristas ocupam campo de refugiados palestinos na Síria

O campo de refugiados palestinos de Jarmuque, localizado nos arredores de Damasco, está sob controle de grupos terroristas do autoproclamado Estado Islâmico (EI) e de grupos da Frente al-Nusra, filial da Al-Qaida na Síria.

Militantes do Estado Islâmico - AP/Khalid Mohammed

O diretor de Assuntos Exteriores da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Anwar Abdel Hadi, confirmou a um canal internacional de notícias a entrada dos extremistas armados no campo de refugiados, localizado a apenas cinco quilômetros ao sul de Damasco.

"Avançaram da área de Hajar Aswad e os rebeldes da Frente Al-Nusra se uniram e juraram lealdade ao EI" disse uma testemunha à agência Reuters.

Segundo as fontes, os grupos armados enfrentaram o grupo palestino Aknaf Beit Al-Maqdis e ainda os combates continuam no interior do campo.

O porta-voz da Frente Popular para a Libertação de Palestina (FPLP) confirmou a meios de imprensa a presença da Al-Nusra há meses no bairro Hajar Aswad, o que abriu o caminho para a entrada de grupos do EI nas instalações do acampamento de Jarmuque.

Em dezembro de 2012 o acampamento esteve sob controle de grupos extremistas armados, o que provocou a morte de dezenas de refugiados por conta da fome, pois a entrega de ajuda humanitária do governo sírio e do Crescente Vermelho se tornou impossível devido ao constante ataque da Frente Al-Nusra contra carregamentos humanitários.

Em fevereiro de 2014, os rebeldes abandonaram o acampamento depois de chegar a um acordo.

Estabelecido nas proximidades de Damasco em 1957 para acolher refugiados palestinos que fugiram de suas terras ocupadas por israelense, o acampamento de refugiados de Jarmuque chegou a acolher 160 mil pessoas, que desfrutavam dos mesmos direitos que os cidadãos sírios, diferente dos campos de refugiados na Jordânia e no Líbano.

Segundo cifras da agência de ajuda da ONU para refugiados palestinos, (Umrwa), atualmente há quase 18 mil refugiados dentro do acampamento sem acesso a água potável, alimentos ou eletricidade, em consequência do conflito militar e da ação terrorista de grupos da Al-Nusra.

Fonte: Prensa Latina