Trabalhadores de fast-food realizam greve mundial dia 15

Trabalhadores em lanchonetes de fast-food, de lojas de departamento, cuidadores de idosos, babás e auxiliares de professores realizam uma greve mundial dia 15 de abril em 200 cidades de 35 países, incluindo o Brasil.

Protesto contra Mc Donalds no Brasil

O carro-chefe dos atos são os trabalhadores do McDonald's e de outras redes de fast-food. No Brasil, o protesto acontece na Avenida Paulista, em São Paulo, nos dias 15 e 18 de março. A categoria entregou uma ação no Tribunal de Justiça do Trabalho para exigir o fim do acúmulo de funções, segurança no trabalho e pagamento de adicional por insalubridade.

Além dos trabalhadores da categoria liderados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes e afins de São Paulo (Sinthoresp), o ato também vai contar co o apoio das centrais sindicais.

Nos Estados Unidos, os organizadores da greve também estão contando com a participação de estudantes de universidades e do ensino médio. Para conseguir isso, funcionários de redes de fast-food estão fazendo viagens para várias universidades do país, enquanto pastores de igrejas de Nova York, Chicago e Detroit divulgam a greve para seus frequentadores.

A funcionária do McDonald's Kwanza Brooks, da Carolina do Norte, o movimento grevista está ficando cada vez maior. “Quando nós começamos, poucas pessoas queriam participar. Elas estavam assustadas, com medo de perder o emprego”, disse. “Mas o movimento está realmente crescendo, e pessoas que não sabiam que nós existíamos, agora sabem”, salientou.

Os trabalhadores norte-americanos reivindicam um piso salarial de US$ 15 dólares por hora. Atualmente, eles ganham US$ 7,25.

Além das manifestações, a rede de fast-food McDonald’s tenta enfrentar uma crise em suas contas e de qualidade. Em fevereiro, a rede divulgou uma queda de 4% nas vendas em lojas abertas há mais de um ano nos Estados Unidos e de 1,7% em sua operação global. A lanchonete também foi flagrada utilizando carne vencida em restaurantes na China e em outras unidades pelo mundo.

Com informações de agências