Deputado Atila Jacomussi quer Alesp unida no combate à dengue

Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) nesta terça-feira (31), o deputado estadual Atila Jacomussi (PCdoB-SP) propôs a criação de uma comissão de deputados para dialogar e buscar soluções com a Secretaria Estadual de Saúde sobre o aumento nos casos de dengue no estado.

atila

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) atualizou nesta terça os dados da dengue em SP e ao todo são mais de 100 mil casos confirmados. “Dos 645 municípios do estado apenas 57, ou seja, 12% das cidades não registraram casos de dengue”, lembrou o deputado. “Estive em contato com profissionais de saúde e estão todos preocupados, pois a situação já se configura em uma epidemia”, alertou Atila.

Atila utilizou uma reportagem veiculada no Bom Dia Brasil, da Rede Globo, para mostrar aos deputados que diversas crianças foram infectadas pela dengue nas próprias escolas estaduais. “Não podemos aceitar que as escolas de nossos filhos sejam um lugar perigoso a ponto de serem picadas pelo mosquito da dengue”, falou Atila. “O maior estado do país não pode ser derrotado por um mosquito”, completou.

A comissão, caso seja formada, vai cobrar do governo estadual quais ações emergências foram tomadas para o combate à crise e também o que foi feito para prevenir a proliferação do mosquito da dengue. “As unidades de saúde não comportam o atendimento e em muitos lugares já estão sendo montadas unidades móveis para o atendimento o que muito nos preocupa, pois as condições embora pareçam adequadas são frágeis e podem aumentar o risco de infectados”, finalizou o deputado.

Casos de dengue triplicam na região do ABC

A quantidade de pessoas que contraiu dengue triplicou na região do ABC nas últimas duas semanas. Os 68 casos registrados de janeiro até 12 de março passaram para 252 até o fim da semana passada. O cenário já ultrapassa o quadro do mesmo período de 2014, quando foram diagnosticados 207 casos da doença.

São Bernardo apresenta o maior número de contaminações com 93 pacientes, seguida por Diadema com 58, Santo André 48, São Caetano 30 e Mauá com 23. Em Ribeirão Pires, dez pacientes estão em análise. A Prefeitura de Rio Grande da Serra não divulgou as informações.

Fonte: Assessoria Deputado Estadual Atila Jacomussi