Resultados parciais das eleições na Nigéria mostram vantagem de Buhari

O político Muhammadu Buhari está com vantagem de votos conforme os primeiros resultados oficiais das eleições presidenciais em 29 dos 36 estados da Nigéria. Os primeiros números revelaram a disputa entre o atual presidente, Goodluck Jonathan, e seu principal opositor, Buhari.

Nigéria - Muhammadu Buhari

De acordo com os resultados divulgados em Abuja, a capital nigeriana, pela Comissão Eleitoral Independente, Buhari tem 1,5 milhão de votos. A vantagem pode aumentar quando forem contabilizados os votos dos oito estados restantes da região muçulmana do Norte, local de origem de Buhari, diz a comissão.

Cerca de 69 milhões de eleitores foram chamados às urnas para eleger o presidente, os 109 senadores e os 360 deputados da Nigéria, o país mais populoso da África, maior produtor de petróleo e a maior potência econômica do continente.

O pleito ocorre em meios aos problemas de segurança que o país enfrenta por conta do grupo radical Boko Haram. O Exército nigeriano enfrenta os entremistas com o apoio das Forças Armadas dos países vizinhos, Tchade, Niger e Camarões. O Boko Haram já matou mais de 13 mil pessoas nos últimos 5 anos.

Com informações da Agência Brasil