Agentes e empresários de futebol estão na lista do HSBC suíço

Nomes de empresários brasileiros de futebol apareceram na lista de contas do HSBC na Suíça. São homens conhecidos, que trabalham com jogadores mundialmente famosos e já fizeram negócios com a CBF.

Os nomes que vieram à tona na apuração feita a conta-gotas pelo UOL e O Globo foram dos agentes Eduardo Uram, Reinaldo Pitta e Richard Alda – listados pela Fifa como aptos a gerenciar carreiras de jogadores no Brasil – e dos empresários Renato Tiraboschi e Octavio Koeler, que já foram sócios do ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Eduardo Uram agencia a carreira de atletas como o lateral direito Léo Moura, que jogou no Flamengo e hoje atua nos Estados Unidos. É um dos nomes mais influentes do futebol carioca. Pitta foi o primeiro empresário de Ronaldo Nazário. Atualmente representa o goleiro Paulo Victor, do Flamengo, e o atacante Emerson Sheik, do Corinthians. Alda cuidou da carreira do lateral esquerdo Marcelo, do Real Madrid e ainda agencia o volante Arouca, do Palmeiras.

Além dele, dois empresários que já fizeram negócios com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e foram citados nas investigações da CPI do Futebol, na década de 2000, também estão relacionados às contas secretas mantidas no banco de Genebra em 2006 e 2007, diz a publicação. Tratam-se dos empresários Renato Tiraboschi e Octavio Koeler, que foram sócios e amigos do ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira. Tiraboschi e Koeler já representaram a CBF, intermediando contratos e fazendo câmbio.

Procurados pelas reportagens do O Globo e UOL, os empresários negaram ter mantido conta na Suíça.

Fonte: Jornal GGN, com informações do O Globo